Você sabe o que é Alocação de Ativos? É bem provável que já tenha escutado a frase mas não tenha tido a oportunidade de conhecer melhor. Na minha opinião, é um assunto pouco difundido (principalmente aqui no Brasil) muito pela pouca literatura disponível e o pouco interesse dos “players” do mercado financeiro em difundir o assunto. Veja bem, uma investidor com alta proficiência em Alocação de Ativos certamente não ficará investindo seu dinheiro suado em fundos de investimento com altas taxas de administração e tampouco irá se aventurar como um especulador (ou trader). Então qual seria o interesse do mercado financeiro em difundir este assunto? Nenhum! Assim sendo, se você quisesse conhecer o assunto teria que ser proficiente em inglês e gastar algumas centenas de dólares em literatura especializada. Porém, finalmente, alguém (sem vínculo nenhum com o mercado) resolveu pensar “fora da caixa” e lançar uma obra focada neste assunto tão importante. É o E-book alocação de ativos (link afiliado) do educador financeiro e investidor Henrique Carvalho que começa a despontar como um dos maiores especialistas em diversificação de investimentos do país tendo obtido experiência teórica (estudando os livros dos principais especialistas no mundo e Brasil) e prática montando carteiras junto com a comunidade do seu ótimo site HC Investimentos (são 380 no total). Essas carteiras são analisadas profundamente e os resultados divulgados mês a mês.
Primeiras Impressões
A página de vendas do livro já dá a pista do podemos esperar o livro de Henrique, qualidade! A página é perfeitamente construída através de um ótimo design e explica, no detalhe, o conteúdo do livro. Chama a atenção algo muito importante, logo no começo há a imagem de um Tablet e um Celular, Henrique faz questão de ressaltar que este livro poderá ser lido com o mesmo nível de qualidade em qualquer dispositivo, não sei para vocês, mas para mim isso é uma vantagem importantíssima pois precisei de cada minuto disponível para concluir a leitura do livro e, tê-lo a disposição em meu notebook, celular e tablet isso certamente me ajudou. Por fim pesos pesados como Ricardo Amorim (apresentador do Manhattan Connection), Conrado Navarro (do famoso site Dinheirama.com), Rafael Seabra (Autor do livro Como Investir Dinheiro) e Seiti Arata (Coach Financiero) recomendam a aquisição do livro.
Confesso que estava com tanta vontade de “devorar” qualquer assunto relativo a diversificação de investimentos que comprei o livro imediatamente, mas se você não tiver tanta certeza se deve comprar o livro pode baixar um amostra gratuita do primeiro capítulo (logo no começo da página de venda há um botão para fazer o download ao lado do botão de compra). Ao baixar a amostra você irá se deparar com layout e diagramação impecáveis e didática simples tornando sua experiência de leitura bem agradável. Quem disse forma e conteúdo não podem andar juntos? Este livro está aqui para acabar com este mito.
Além de receber o livro nos formatos PDF e E-pub (Amostra somente em PDF), você terá acesso as seguintes planilhas:
– Planilha com TODOS os dados utilizados no eBook e Planilha com Lista de Tarefas para Aplicar após Leitura: Fundamental para fixar o conhecimento;
– Planilha com Atualização Mensal dos Dados: Uma planilha com rentabilidades históricas de mais de 30 ativos, fundamental para testar diversos cenários de alocação de ativos. Importante ressaltar que esta planilha é periodicamente atualizada sem custo adicional nenhum para você.
Como eu já disse em outras resenhas, isso só é possível pois trata-se de um livro digital, veja aqui 5 motivos para comprar um livro digital.
Vamos agora abordar o conteúdo do livro.
Introdução a Alocação de Ativos
Henrique começa o livro citando os problemas das metologias tradicionais de investimentos, que, não coincidentemente, são direcionadas, principalmente, pelas corretoras de valores. Mostra também aspectos psicológicos que induzem os investidores a cometerem erros em suas estratégias de investimentos. Henrique introduz de forma bem simples a Alocação de Ativos mostrando suas vantagens (sobretudo no longo prazo). O capítulo finaliza com um exemplo básico de Alocação mostrando ativos possíveis e percentuais de alocação. Assim sendo, quem baixar a versão gratuita do primeiro capítulo já aprende pelo menos uma boa estratégia de alocação.
[do_widget id=text-16 title=false]
Riscos
O livro continua com um capítulo inteiro dedicado a riscos. Por ser certificado em gerenciamento de projetos (PMI-PMP), posso dizer que utilizo a disciplina de gerenciamento de riscos em boa parte do meu trabalho. Um analogia com o gerenciamento de risco na Alocação de Ativos é perfeitamente encaixável aqui, se grandes projetos mundiais utilizam o gerenciamento de risco para cumprir seus objetivos porque você investidor não utilizaria o gerenciamento de riscos para o seu “Projeto” de Investimentos para o longo prazo? Henrique não deixa a desejar neste tema abordando-o de forma descontraída e citando os tipos de riscos que existem. O capítulo continua com uma ótima explicação sobre o conceito de volatilidade, como o próprio Henrique alerta, é a parte mais “difícil” do livro, mas de suma importância para que o investidor pule para o “próximo nível”. Entender volatilidade e utilizá-la ao seu favor fará com que você nunca mais perca um a noite de sono por conta da queda de preço de um ativo.
Nota pessoal: Quando a bolsa está subindo geralmente todos estão felizes e confiantes se achando os melhores investidores do mundo. Mas quando a bolsa cai a desconfiança impera e você se acha um fracassado e um tolo por ter acreditado numa “mentira”! Esqueçam isso! O investidor de verdade não muda sua atitude em subidas e quedas, ele trabalha com objetivos e esse risco de queda já está “embutido” e previsto em sua estratégia de longo prazo. Este livro vai ajudá-lo a entender isso.
O capítulo segue mostra o comportamento de diferentes tipos da ativos (Fundos Imobiliários, Ações, Ouro,etc…) no que tange a risco e retorno. Neste momento Henrique apresenta um dos indicadores mais importantes para se analisar um investimento, o Índice de Sharpe, entenda bem o funcionamento desse e já terás um bom caminho andado na definição de sua estratégia de investimentos.
A Tríade Financeira
No começo do capítulo, Henrique faz uma ótima analogia entre a sua carteira de investimentos e um time de futebol. Você verá que cada investimento tem sua “função” na carteira, assim como cada jogador tem sua função no esquema tático do treinador. O capítulo segue com explicações contundentes sobre os investimentos em renda fixa, fundos imobiliários, câmbio e ações. Chamam a atenção neste capítulo: (1) a explicação perfeita do comportamentos dos diferentes tipos de produtos de renda fixa em relação a diferentes cenários econômicos (alta da inflação e juros por exemplo), (2) as vantagens de investir num fundo imobiliário (muito em linha do que explicamos aqui no blog), (3) a “dupla proteção” do ouro (inclusive um dos melhores artigos que já li sobre ouro foi escrito pelo próprio Henrique, confira aqui) e (4) a introdução aos fundos de índice (ETF) como uma boa alternativa nos investimentos em ações.
Diversificação de Ativos
O melhor capítulo do livro na minha opinião. Você já deve ter ouvido falar que a vantagem da diversificação é que quando um ativo perde valor, essa perda é compensada com o ganho de um outro ativo que está em sua carteira. Mas pensar de forma “simplificada” pode levar o investidor a incorrer em prejuízos pois o ativo que “cai” pode cair muito mais do que o ativo que “sobe”. Dosar a quantidade de cada ativo na carteira é fundamental e este capítulo se propõe a derrubar está complicada barreira. É introduzido o conceito de correlação entre ativos e sua importância na definição de carteiras com risco/retorno otimizado. O investidor verá também que não trata-se somente de analisar dois ativos de classes diferentes (ações e renda fixa por exemplo) mas dentro da própria classe também (exemplo: títulos pré-fixados e inflação) há a necessidade de se fazer o estudo de correlação. Leia com muita atenção este capítulo pois é aqui que ocorre, na minha opinião, a transição entre os “crianças” e os “adultos” no mundo dos investimentos.
A Matemática por trás dos investimentos
Este capítulo foca em mostrar resultados no longo prazo de diversos perfis de carteiras (conservador, moderado, agressivo). A vantagem de mostrar no longo prazo é que você pode, no mesmo gráfico, analisar o curto prazo também. Na prática, os resultados apresentados visam ratificar a importância da diversificação. No entanto, duas coisas me chamaram a atenção: (1) Henrique apresenta os resultados históricos de diversas classes de ativos e carteiras num gráfico risco/retorno muito bem elaborado e (2) De forma sutil, Henrique ajuda o leitor a descobrir o seu “real” perfil de investidor.
Colocando a carteira em piloto automático
Um dos textos mais populares aqui do blog fala sobre o Método Graham de alocação de capital, pois esse método é um método simples de rebalancear a carteira, justamente o tópico que Henrique aborda neste capítulo. Henrique, no entanto, leva este assunto para o “próximo nível” mostrando técnicas avançadas de fazer o rebalanceamento mostrando as vantagens e desvantagens de cada técnica. Henrique conclui o capítulo com uma ótima técnica para quem faz aportes mensais (meu caso).
Economia Comportamental
Henrique termina o livro falando um pouco sobre psicologia nos investimentos, simplesmente meu assunto favorito. Desde o “perigo da relatividade” (R$ 15.000 de desconto num carro popular é o mesmo que R$ 15.000 num apartamento de luxo?) até o famoso “efeito manada” (tomar uma decisão porque todos estão tomando a mesma), Henrique coloca diversas padrões e armadilhas mentais (que certamente você já se envolveu antes) e como as mesmas podem atrapalhar nossa estratégia de investimentos. Este último capítulo deve ser lido e relido várias vezes pois é aqui que nossos principais problemas residem.
Conclusão
Nesta jornada por buscar boas alternativas de educação financeira aos leitores Bizz Invest encontrei materiais de extrema qualidade. O e-book Alocação de Ativos certamente tem seu lugar garantido nesta lista. É um dos melhores livros sobre investimentos que li até hoje, certamente o melhor em diversificação, a linguagem clara e concisa e a excelente diagramação certamente ajuda a forcar no conteúdo. O blog Bizz Invest recomenda a compra do livro (Link Afiliado). Principalmente pela percepção de valor agregado que esta obra traz e também porque não para por aqui. É apenas o começo pois chegou o momento de colocar o que o Henrique ensinou em prática, então preparem-se, porque vem ai as carteiras Bizz Invest baseadas nos ensinamentos do livro.
Bons Negócios!
Christian