Marcopolo (POMO4) – Introdução
Continuando os estudos iniciados no texto Construindo do zero seu investimento em ações e, a pedidos, veremos o comportamento das ações de uma empresa multinacional brasileira que o leitor já ter ouvido falar, a Marcopolo (POMO4). A Marcopolo é uma grande multinacional fabricante de carrocerias e chassis de ônibus, é bastante provável que você já tenha andado num ônibus cuja carroceira tenha feita pela empresa. Ontem mesmo, a caminho do trabalho, vi um ônibus feito por eles como mostra a foto abaixo.
Marcopolo (POMO4) – Um breve resumo dos fundamentos da empresa
Sabemos que se trata de uma empresa conhecida e que faz parte do nosso cotidiano, mas será uma empresa rentável? Olhando superficialmente os números a resposta é sim. A empresa vem entregando lucros consistentes ao longo dos anos ainda que parece ter “estacionado” desde 2011. A receita e o patrimônio vem subindo mas as margens, que já são baixas (uma característica do setor) vem caindo (o que explica em parte o lucro “estacionado”), a dívida está relativamente alta, no entanto, sua composição é, na maioria, de longo prazo. Trata-se de uma empresa cíclica que é fortemente impactada pelo crescimento da economia global.
Caso queira conhecer melhor a empresa baixe a última Apresentação Institucional da empresa disponível no site.
Para a Marcopolo. utilizamos a mesma metodologia que vinhamos utilizando para outras empresas, no cenário 1 um investimento inicial de R$ 30.000,00 sem reaplicação de dividendos e no cenário 2 um investimento mensal de R$ 500,00 reais com reaplicação de dividendos. O período de estudo foi de outubro de 2008 até setembro de 2013 e produziu os seguintes resultados.
Cenário 1 (compra no início sem reinvestimento de dividendos): 662,39% de Rentabilidade sobre o capital investido. Lembrando que não estamos corrigindo esses dividendos recebidos por uma taxa livre de risco (como o CDI), caso contrário o resultado seria ainda mais expressivo.
Cenário 2 (aportes mensais com reinvestimento de dividendos): 148,84% de Rentabilidade sobre o capital investido.
O gráfico abaixo mostra a evolução do patrimônio do investidor nos dois cenários. Quem quiser baixar a planilha com memória de cálculo clique no link abaixo.
Baixe a planilha Memória de Calculo Aqui
O resultado se mostra amplamente favorável ao “Buy and Forget” chegando a impressionar pela alta rentabilidade dos últimos anos. O resultado da acumulação é muito bom também apesar de ser sensivelmente inferior. Pesa a favor as duas bonificações dadas nos últimos 5 anos, para entender um pouco mais sobre bonificações leia este estudo que fiz das ações do Itaú). Segue nossos resultados atualizados com a Marcopolo.
Você que já acompanha os artigos a algum tempo sabe que estou fazendo os estudos com algumas ações do mercado (não necessariamente listadas no IBOVESPA). O critério básico para a escolha das ações dos estudos é buscar empresas conhecidas que, de certa forma, tem a ver com o nosso cotidiano (um pouco na linha do que o investidor Peter Lynch faz). Não digo que essas ações irão se valorizar expressivamente nos próximos anos mas é interessante constatar que algumas ações estão tendo um desempenho bem acima do IBOVESPA. O mais interessante é que muitas dessas ações não fazem parte do índice IBOVESPA (que é o caso da Marcopolo objeto deste estudo).
[do_widget id=text-16]
Marcopolo (POMO4) – Conclusão
A grande pergunta que surge é como descobrir ações de empresas que estão crescendo e que tem enorme potencial de valorização educação no futuro. Acredito que poucas pessoas recomendaram a compra de Marcopolo a 5 anos atrás, salvo alguns especialistas independentes (sem vínculo com corretoras).
A maior arma para obter resultados expressivos em qualquer investimento é a educação, a disciplina e o método. E como se educar nessa área? Treinamentos de corretoras são caros e direcionados aos interessas das mesmas, muito provavelmente a corretora vai lhe sugerir um treinamento de análise técnica (ou gráfica).
Eu me identifico bastante com a filosofia do Educador Financeiro Maurício Hissa (O Bastter), ele desenvolveu, talvez, a maneira mais suave de entrar no mercado com visão de longo prazo combinando disciplinas de psicologia, conhecimento e saúde.
Por estarmos falado de ações recomendarei a leitura do E-book Kindle “Sobreviva na Bolsa de Valores – 2017: Um roteiro para acumular capital com ações e renda variável” de autoria do Bastter.
Você poderá ler este livro eletrônico no seu computador, tablet ou celular baixando o app do Kindle, ou poderá adquirir um Kindle (clique aqui), o que é a melhor opção pois o Kindle é o aparelho que melhor simula a sensação de leitura de um livro real além de ser menos cansativo aos seus olhos do que outros dispositivos eletrônicos, escolha entre as versões Paperwhite (clique aqui) para ler no escuro e Normal (clique aqui), para leitura somente em ambientes claros e iluminados.
Gostou do estudo? Quer saber o comportamento de uma ação específica? Comente abaixo e/ou compartilhe com seus amigos
Um Abraço!
Christian
Deixe um comentário