O hábito mais poderoso para obter a independência financeira (garantido)
Olá amigos do blog!
A frase independência financeira é sem sobra de dúvida de forte apego emocional. A ideia de construir uma fortaleza financeira imune a quaisquer crises enche os olhos de qualquer pessoa.
No entanto, essa independência financeira não se constrói do dia para o noite. É um processo sobretudo de criação de novas conexões em sua mente. Conexões essas chamadas de “Milionárias”.
Muitas pessoas acham que a diferença entre ricos e pobres é o os primeiros nasceram ricos e os segundos nasceram pobres. Esse é o primeiro engano que as pessoas comentem e não é culpa delas. Nossa sociedade foi criada achando que há essa diferença “de berço”.
O que torna os milionários diferentes são as conexões mentais (milionárias) que os mesmos têm. A boa notícia é que você pode tê-las também. A não tão boa notícia é que você terá de construí-las.
A diferença entre ser e estar milionário.
Outra confusão que se faz é chamar todo mundo que tem mais de 1 milhão de dólares na conta bancária de milionário.
Realmente, todas as pessoas que em 1 milhão de dólares na conta estão milionárias. Mas a diferença entre ser e estar é grande.
Você pode achar o que vou falar a seguir um pouco polêmico mas se você der 1 milhão de dólares a uma pessoa que não é milionária, em pouco tempo este dinheiro poderá não existirá mais, por outro lado se você tirar todo o dinheiro de um milionário “de facto”, são grandes as chances dele ,em pouco tempo, reconquistar tudo.
Como exemplos temos as histórias de diversos famílias abastadas, ganhadores de loterias, de BBBs, etc… que simplesmente perderem tudo que tinham.
O assunto ganhou tanta notoriedade que virou até filme.
Por outro lado vejam um poderoso empresário como o Donald Trump que já foi do céu ao inferno várias vezes e sempre voltou mais forte do que da vez anterior, agora se tornou o presidento dos EUA.
Aqui no Brasil temos o exemplo do Abílio Diniz que enfrentou um sequestro, e a quase falência de suas empresas nos anos 90 tão só pra se recuperar e virar um bilionário.
Como criar conexões milionárias
A escalada rumo a independência financeira começa com algo bem pequeno e, às vezes, não muito óbvio.
Um dos livros recomendados da nossa livraria é chamado o Poder do Hábito de Charles Duhigg.
Na formulação de sua teoria Duhigg entrevistou várias pessoas em diversos contextos.
Um dos mais emblemáticos está no começo do livro quando um ex-militar norte americano foi chamado para ser o CEO da Alcoa.
Você é levado a pensar que quando um CEO novo entra em uma empresa ele promove um “choque de gestão” que trará resultados, mas não foi o que ocorreu neste caso.
Este militar começou a mudar a Alcoa desenvolvendo hábitos em sua força de trabalho em prol de se obter “acidente zero” nos indicadores de segurança no trabalho.
Em um primeiro momento eu achei isso totalmente “estranho” mas foi justamente essa mudança de comportamento na força de trabalho que desencadeou a transformação que a empresa precisava. Depois dessa primeira conquista, as demais foram muito mais fáceis.
Este CEO tinha acabado de criar novas conexões mentais em seus funcionários, conexões “milionárias” que funcionavam em prol do sucesso da empresa como um todo.
A escada do hábito
O desenvolvimento de novas conexões mentais esta intimamente ligada a criação de nos hábitos. No entanto ,desenvolver um hábito não é tão simples como parece. Podemos ilustrar o desenvolvimento de um hábito como uma escada.
No começo você precisa de muita força de vontade para inserir esse hábito em sua rotina. A medida que você vai subindo na escada precisa cada vez menos força de vontade para fazer uma determinada ação, até que chega um ponto que ela entra em seu automático e sua não execução gera um desconforto. Neste momento o hábito está criado e novas conexões mentais foram criadas para sustentar a execução do mesmo.
Foco e pensamento positivo
No processo de criação das conexões milionárias você irá receber todo o tipo de pensamentos negativos que certamente irão lhe “auto-sabotar”.
Existem diversas maneiras de desviar sua mente desses pensamentos negativos, existem uma delas eu vi num recente vídeo do palestrante Rodrigo Cardoso (conheça aqui o trabalho dele), você escreve todos os pensamentos negativos, tudo que está em sua cabeça. Depois você pega o papel e simplesmente “rasga” e joga para cima.
Outra maneira é combater cada pensamento negativo com um pensamento positivo. Exemplo: Você pode estar pensando “Eu não consigo ou não vou conseguir economizar nem 10 reais por mês”, você deve substituir esse pensamento por “Eu não só vou conseguir economizar 10 reais por mês como vou conseguir economizar 20!”
Finalmente o foco na principal ação a se tornar um hábito é uma poderosa ferramenta contra a intromissão dos pensamento negativos.
Se o CEO da Alcoa tivesse pedido para sua força de trabalho se preocupar em ter acidentes zero, economizar recursos da empresa e aumentar a produtividade tudo ao mesmo tempo muito provavelmente teriam se distraído e falhado.
Qual hábito desenvolver para obter a independência financeira.
Eu sei, estou falando sobre hábitos e conexões mentais “milionárias”, mas, como vamos fazer isso na prática?
Para responder esta pergunta fui atrás de algumas cenas de um filme da minha infância, o Karate Kid!
Para quem não conhece, o primeiro filme do Karate Kid mostra como um mestre (Mr. Myiagi) consegue transformar um menino (Daniel San) que sofria bullying na escola num campeão de karate.
Num primeiro momento, o mestre mandava o pupilo fazer tarefas não muito lógicas como encerar carros e pintar paredes. Era difícil relacionar essas tarefas com aprender karate.
Vídeo onde o mestre “começa a aula” passando tarefas meio ilógicas
O pupilo acatou as ordens do mestre mesmo sem entender muito, depois de um tempo começou a reclamar, nessa hora o mestre mostrou o porquê. Ao encerar carros e pintar paredes, Daniel San estava desenvolvendo movimentos importantes de defesa.
Vídeo (infelizmente somente em inglês, veja aqui 10 motivos para aprender inglês agora) onde o mestre explica o porquê dos exercícios ilógicos
Em nosso caso também temos que fazer uma tarefa de forma repetida para desenvolver nossos musculos financeiros.
O Exercício – Investir todo mês
Dentre as diversas tarefas que podemos fazer para desenvolver nossa educação financeira, nenhuma das que eu tentei se mostrou tão eficiente quanto a de investir todo mês.
Chova ou faça sol, você vai investir todo mês nem que seja uma pequena quantia.
Segue abaixo o exercício no detalhe:
- Abrir uma conta em uma corretora: Queremos deixar o dinheiro num lugar “longe” de nossas mãos, mas, ao mesmo tempo num lugar que sabemos que podemos pegá-lo rapidamente nos deixando em um estado mental confortável.
- Transferir no automático: Programar no seu internet banking a transferência automática
- Comprar títulos públicos: São os “mais baratos”, com 30 reais você já pode fazer uma compra.
Segue abaixo um vídeo mostrando o novo site do tesouro direto, nele você verá como é fácil comprar títulos públicos. Veja também nosso artigo introdutório sobre o tesouro direto.
Vídeo que mostra o novo site do tesouro direto, mostrando suas funcionalidades e como comprar títulos públicos nele.
Ao conquistar esse pequeno hábito, verá que desencadeará vários outros favoráveis ao enriquecimento.
Perceba que o normal seria você primeiro fazer o esforço para gastar menos que ganha, inclusive aqui no blog escrevi um artigo, de certa forma polêmico, de como fazer um corte radical de custos. No entanto, criar um hábito de investir todo mês vai auxiliá-lo a cumprir a tarefa de gastar menos do que ganha pois ela ajudará você a cumprir o objetivo de investimento.
De forma equivalente poderíamos afirmar que, ao invés de emagrecer apenas fazendo dieta, você poderia colocar como meta correr 1km todos os dias durante 30 dias. Ao longo do tempo, a medida que o hábito de correr vai se “construindo” verá que emagrecendo poderá cumprir essa tarefa mais facilmente.
Conclusão
Você, neste momento, pode estar em quatro situações:
1) Não investe em nada: neste caso o exercício acima é perfeito para você.
2) Invisto (até polpudas quantias) mas irregularmente: Neste caso o exercício acima também é para você. O hábito de investir regularmente vai ser muito benéfico para sua carteira de investimentos. Investir regularmente significa que sempre você terá dinheiro para aproveitar oportunidades.
Exemplo: 1 a 2 meses atrás tivemos ótimas oportunidades de adquirir títulos do tesouro que estavam pagando um valor superior a 6,5% + IPCA. Se eu não investisse regularmente talvez não tivesse como aproveitar essa oportunidade.
3) Invisto regularmente em poupança e previdência mas gostaria de investir no tesouro direto: Neste caso o exercício será ótimo para você começar a investir. O novo, o diferente, sempre traz desconforto e o investimento pequeno e constante é a principal arma psicológica para vencer qualquer objeção que você tenha.
4) Invisto regularmente em tesouro direto, ações e outros investimentos: Parabéns, você está construindo o caminho para a sua segurança financeira.
Minha recomendação hoje tem tudo a ver com a obtenção , ano a ano, de melhores resultados em seus investimentos.
Ultrapassando Limites - Rodrigo Cardoso
Você quer ser, este não, a "sua" melhor versão? Quer vencer os seus maiores medos e alcançar suas metas mais importantes? Quer acelerar os resultados que você deseja para sua vida agora? Na 6ª Jornada Do Ultrapssador De Limites (Clique aqui para conhecer) você:- Verá Como ser um Ultrapassador de Limites e ter sucesso na vida pessoal e profissional.
- Terá um excelente Material de Estudos para Baixar!
- Descobrirá as 3 CHAVES para dissolver os 8 Inimigos Internos e acessar a essência do seu EU VERDADEIRO.
- Perceberá Como como determinadas pessoas que se "destravaram" estão impactando o Mundo...
Clique Aqui e se transforma na sua melhor versão este ano!
Um forte Abraço!
Christian
Cleiton Oliveira diz
Excelente artigo Christian, alterar o comportamento nocivo por meio de hábitos eficazes é um grande passo para alcançar a independência financeira.
Um grande abraço!
Christian Fernandes diz
Olá Cleiton!
Obrigado pelo elogio!
Um forte abraço!
Christian