Aposentadoria – Introdução
Recentemente li o livro que o Donald Trump e Robert Kiyosaki escreveram juntos chamado “Porque queremos que você seja rico, Dois homens, uma mensagem” .
A fusão de ideias de dois homens de negócios americanos que fazem muito sucesso resultou em importantes mensagens passadas que podemos carregar para o resto de nossas vidas. É a mistura do “Pensar Grande” do Trump com a “disciplina financeira” do Kiyosaki. Neste artigo que escrevi falo um pouco de um dos livros mais emblemáticos que li em minha vida “Pai Rico Pai Pobre” do próprio Roberto.
Trump sempre pensou grande e pregou a abundância como forma de vida. Essa sempre foi a linha de pensamento desde o seu primeiro livro.
Pensar grande leva a significativas conquistas, inclusive virar o homem mais poderoso do planeta.
Me recordo recentemente de uma entrevista dada pela esposa atual de Trump (Melaine) onde ela diz para ele “Você realmente quer ser Presidente? Porque você sabe que vai conseguir se tentar!”.
Bem o que isso tem a ver com a sua aposentadoria? É o que veremos a seguir.
Aposentadoria – Reflexões após a leitura do livro.
A leitura do livro fez surgir para mim as seguintes perguntas:
1 – Você tem 100% de convicção de que teremos previdência publica aqui a 25 ou 30 anos?
Sinto muito, mas previdência pública é um sistema que nasce fadado ao insucesso. A reforma da previdência atual é apenas “mais uma”, neste artigo discorro um pouco sobre este tema.
De tempos em tempos o governo terá que mudar as regras do jogo para equilibrar as contas. Hoje ainda podemos sustentar a geração anterior mas nada garante que a geração de nossos filhos poderá sustentar a nossa.
Eu, pessoalmente, não nutro expectativas. Prefiro encarar a previdência pública como mais um imposto, no máximo um seguro.
2 – Você tem 100% de convicção que o fundo de pensão da empresa que você trabalha irá honrar seus compromissos daqui a 25 ou 30 anos?
Muitos não honraram e o governo não fez nada para resolver o problema, recentemente os aposentados do Aerus tomaram mais uma negativa do STF, os pobres aposentados já fizeram passeatas, greves de fome, ganharam em inúmeras instâncias da justiça, mas , no final das contas, o STF acha que o governo não deve pagar a conta da quebra de um fundo de pensão mesmo que se prove sua omissão (governo) em relação a fiscalização.
Atualização(Final de 2016): Apesar das negativas de alguns ministros, O STF, em sua maioria, deu ganho de causa aos aposentados do AERUS. Mas outros fundos de pensão como o POSTALIS (Correios) estão em apuros e os trabalhadores terão de pagar a conta.
3 – Diante do citado acima, você acha que o governo vai te ajudar, nossa estrutura de saúde pública te atenderá a contento?
Atualização(Final de 2016): Nos últimos 3 anos evoluí esse pensamento. Creio que a saúde pública é um grande desafio para a nossa e as futuras gerações. Para nós é uma preocupação constante. Nossa saúde, temos que cuidar dela tanto garantindo um bom plano de saúde para nossa família quanto tomando ações preventivas (Boa alimentação , exercícios físicos e evitar o stress);
4 – Você acha que a sociedade vai te ajudar (sendo idoso)?
Atualização(Final de 2016): Que você for idoso quem você será? Aquele que terá que ser ajudado pelo seus filhos ou aquele que poderá levar a família de férias? O caminho a ser percorrido e , sobretudo, o resultado vai depender de escolhas que você faz agora. Lembrando sempre deste famoso provérbio:
O Plantio é opcional, a colheita é obrigatória.
5 – Se você resolver guardar dinheiro agora via outros meios líquidos (poupança, fundos, ações), será que o sistema econômico mundial permitirá que esse dinheiro guardado se mantenha com algum valor?
Atualização(Final de 2016): O sistema é vulnerável mas ainda é a melhor opção que temos, aqui a melhor estratégia é a diversificação. A sua carteira para a aposentadoria deve ter Ações, Títulos de Renda Fixa (Públicos e Privados), Imóveis (ou fundos imobiliários) e um pouco de moeda estrangeira e ouro.
Aposentadoria – Conclusão
O que podemos fazer para não nos preocuparmos com as perguntas acimas é: Diversificar, Inovar, procurar ter paixão pelo que faz, estudar, manter-se sempre atualizado, e, principalmente, investir na saúde!
Temos que sair de nossa zona de conforto, não sabemos o que vem pela frente e precisamos estar sempre aptos (fisicamente e emocionalmente) para a modificar rapidamente nossa estratégia de vida, afinal, a resiliência é uma das características mais fantásticas que os seres humanos conseguiram obter ao longo de sua evolução.
A missão do blog – A aposentadoria tem que ser uma decisão sua
O governo acaba de enviar uma reforma da previdência que estipula uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, além disso fala-se em trabalhar 49 anos para ter direito ao benefício completo.
Eu sinceramente acho que não é o governa que deve lhe dizer quando se aposentar, e sim você. Ao encarar o INSS como mais um imposto você estará livre, livre para criar sua própria aposentadoria.
O meu colega Leandro Ávila escreveu 4 ótimos artigos sobre aposentadoria (colocarei os links abaixo), o último, na minha opinião, foi o mais emblemático, fala das possíveis “relações” que podemos ter com governo. A relação que você tem com o governo irá impactar na sua aposentadoria.
Aposentadoria Em Perigo – Parte 1 – Lutando pelos pães
Aposentadoria Em Perigo – Parte 2 – Perigos da Previdência Privada
Aposentadoria Em Perigo – Parte 3 – Quebrando suas pernas
Aposentadoria Em Perigo – Parte 4 – Verdade sobre os títulos públicos
O Blog Poupar Investir Ganhar tem um novo projeto chamado Matriz da Aposentadoria que visa ensinar a você a criar sua própria aposentadoria se livrando das garras do governo e dos grandes bancos. O Projeto está em construção e já tem bastante conteúdo, atualmente ele é disponibilizado como parte do programa de capacitação Segredos da Previdência.
Um Abraço!
Christian
malanar11 diz
Acho interessante essas discussões onde todos esperam o governo resolver alguma coisa sendo que ele nunca resolveu nada. To esperando a reforma agrária até hoje. No máximo ele faz um quebra galho pra evitar que a bomba estoure na mão dele e deixa pro próximo resolver.