Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo com um candle bem “feio” chegando perto de configurar um “twin towers” do oliver velez. Esse movimento mostrou a força da projeção de 61,8% de FIbo que, junto com a LTB (sim ela está viva), mostrou ser forte resistência. Os preços fecharam novamente abaixo da LTB mostrando que não será fácil entrar em tendência de alta. A expectativa é de congestão dentro de um retângulo com topo em 55900 e fundo em 54100. A região de 54600/700 é também forte suporte pois é por onde passa a MM21 e um fundo de 25/3. Qualquer rompimento desse retângulo pode sinalizar a retomada da tendência de baixa ou a reversão para uma tendência de alta.
Movimentos
Do ponto de vista direcional, apesar de visualmente a tendência ser de baixa, temos sinalização de que, na verdade, está indefinida pois os preços estão acima da MM21 que está na horizontal, além disso temos topos e fundos ascendentes, por outro lado temos a MM50 virada para baixo, as médias curtas abaixo das longas e os preços abaixo da LTB.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD está forte o que é um bom sinal para os comprados mostrando que apesar da queda o índice esta forte. Já o IFR7 faz novo topo em 65 confirmando o aumento da força do índice, é importante que o IFR7 se mantenha acima de 50 e não perca o último fundo em 45 para que o movimento negativo não ganhe força novamente.
Estratégias
Para os Touros: Só montar posições após o rompimento do topo do retângulo em 55900 onde teríamos 1000 pontos de caminho até a próxima resistência.
Para os ursos: Há muitas resistências no caminho, 54600, 54100, 53800, fica difícil montar posições vendidas com segurança, só ficaria posicionado com a quebra do suporte de 53800 onde haveria certa folga (1400 pts) até o suportão de 52400.
Clique na foto para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário