Introdução
A morte de um guerreiro! O suporte da região dos 52400/200 pontos foi finalmente superado, durante mais de 500 dias esse suporte batalhou de forma dura os ursos ganhando nada mais nada menos que 5 batalhas. Hoje não deu, o Índice ibovespa faz novamente um forte movimento negativo ignorando aquele “martelinho” gerado no dia anterior fechando próximo da mínima do dia configurando uma barra de força. O volume foi acima da média corroborando com o movimento. O objetivo do topo duplo citado no estudo do dia 29/05 foi atingido pois a mínima do dia ficou a apenas 127 pts do objetivo, ou seja, na mesma faixa. A expectativa agora é a continuação do movimento negativo com próximos objetivos em 50300 (100% projeção de Fibo), 49400 (Fundo de outubro de 2011) e 47800 (fundo de 2011). No caso de um movimento positivo temos agora o ex-suportão oferecendo resistência na faixa dos 52200/400. A simetria desenhada no dia 16/04 também fica prejudicada com este movimento e podemos praticamente descartá-la.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Simetria Atualizada – Clique para aumentar
Análise do gráfico semanal
O gráfico semanal faz novamente um candle bastante negativo consolidando a tendência de baixa (que nunca foi perdida no semanal) , com próximo objetivo ( de acordo com a projeção de Fibo) em 50000 pontos, 49400 (fundo de out/2011) e 47800 (fundo de 2011). Em caso de retomada do movimento positivo a resistência está em 52200/400.
Gráfico Semanal – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional estamos num forte tendência de baixa no curto prazo com uma LTB bem ingrime, preços abaixo da média de 21 que está novamente virada para baixo e cruzando a MM50.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD acelera seu movimento negativo renovando sua amplitude. Não há nenhuma perspectiva de melhoria da situação. Já o IFR7 desfaz qualquer expectativa de melhora e faz novo fundo mostrando a fraqueza do mercado, todavia, está numa região sobrevendida o que pode gerar um pequeno repique nos preços no curto prazo mas nada que desfaça a expectativa negativa.
Estratégias
Para os Touros: Nada a fazer por enquanto , ficaremos de olho em eventuais repiques com bom espaço de evolução.
Para os ursos: Se pensarmos apenas em suportes, há bastante espaço para a montagem de posições vendidas, o próximo suporte conhecido está na região dos 49400 pontos. No entanto, fiquem de olho na região dos 51300 pontos e no alvo da projeção de 100% de fibo em 50300 que também podem se mostrar como resistências.
Bons Negócios!
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário