Introdução
O Índice Ibovespa faz um belo movimento positivo rompendo a resistência dos 49500 pontos com um candle de força e volume acima da média. Apesar do rompimento ter sido pequeno (menos de 1% da faixa de resistência) a expectativa é pela continuação do movimento positivo e próximos objetivos em 50800 e 52000 (antigo suportão). Em caso de retomada do movimento negativo temos a resistência vencida em 49500 como suporte além das regiões de 48200 e 47100.
Análise Semanal
A formação gráfica semanal ainda aponta um repique dentro de uma tendência de baixa mais longa. Estamos vendo o índice passando pela retração de 38,2% de Fibo objetivando a retração de 50% em 50800 pontos, outro objetivo que me parece bem em vista é o teste na Média Móvel de 21 períodos (que passa atualmente por 52000). Vemos também o IFR2 fazer um fundo em 57 e retomar a alta, é importante que supere a faixa de 88 para o índice mostrar força.
Do ponto de vista direcional, os preços voltam a fechar acima da média de 21 períodos que está virada para cima e prestes a cruzar a média de 50 períodos. Além disso as bandas de bollinger estão completando um ciclo de fechamento indicando abertura o que aumenta a probabilidade de retomada do movimento direcional (ainda que não podemos determinar se será um movimento curto ou longo). Assim sendo há uma boa expectativa de retomada da tendência de alta por um período mais longo.
Do ponto de vista de osciladores o MACD Histograma “quica e volta” retomando seu ciclo positivo o qual esperemos que seja do mesmo tamanho que o anterior. Já o IFR7 se recupera rompe uma LTB fechando em 67, a expectativa é buscar novos topos (se romper 72 colocaria o índice em ótima situação de força).
Estratégias
Para os Touros: Quem ainda não entrou comprado pode tentar a compra se o índice não abrir em GAP de alta na segunda, há um bom espaço de evolução até 50800.
Para os ursos: Não recomento vendas, ainda que a perda dos 49500 abre oportunidade de uma venda com bom espaço de evolução até 48200, essa operação deve ser feita com risco menor do que o trader está habituado.
Bons Negócios!
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário