Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo mostrando a força da região de congestão em que está inserido. Mais um candle com nítida sobra superior foi gerado e resistência em 55500 pontos ficou “forte”, para o índice romper a congestão para cima terá que enfrentar as resistências de 55500 e 55900 para enfim testar novamente os 56900. Pelo lado negativo terá que enfrentar o suportes dos 54600 e 54100 pontos.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
O gráfico semanal mostra que a expectativa negativa da semana passada não conseguiu se manter e que uma congestão pode ocorrer, para isso é importante que o índice, na semana que vem, supere a máxima dessa semana (em 55500) ou não perca a mínima (em 54300). Os preços conseguiram se manter acima da retração de 23,6% de Fibo, assim sendo, um teste no fundo de 52400 está, por ora, descartado.
Gráfico Semanal – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, a tendência continua indefinida mas uma luz se acendeu para os comprados, a MM21 virou um pouco para cima e está querendo “atacar” a MM50, caso ocorra o cruzamento da MM21 para cima da MM50 será um sinal muito positivo e um combustível para o rompimento da resistência de 56900.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD estancou a sangria e está agora perto de zero sinalizando congestão. O mesmo sinal é dado pelo IFR7 que se recuperou e está agora em 52 com caminho livre até o próximo topo em 66.
Estratégias
Para os Touros: O cruzamento das médias e o rompimento dos 56900 são os eventos necessários para podermos montar posições compradas.
Para os ursos: Só o rompimento dos 54100 nos permitiria montar posições vendidas.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário