Introdução
O índice ibovespa faz um movimento positivo com um pequeno “martelo” após ter pedido mais um fundo na região de 48700 pontos. Apesar de ter feito novo fundo não podemos chamar esse movimento de pivot de baixa pois o fechamento voltou para cima do suporte não caracterizando um rompimento. O índice também rompeu momentaneamente a ingrime LTB que estava seguindo o que é um bom sinal. A expectativa agora é pela manutenção do movimento de congestão que se estabeleceu na região dos 48500-49500 pontos ou de um repique que levaria o índice a testar novamente a região dos 50700 pontos. No caso de retomada do movimento negativo, a perda do novo fundo em 48400 pontos consolidaria um pivot de baixa com alvos no fundo de 2011 em 48700. Além desse alvo uma projeção de fibo através do último topo na região dos 50700 pontos gera novos alvos em 47000 e 45500.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, a tendência de baixa muito provavelmente não será mais guiada pela ingrime LTB que havia se formado, no entanto, a tendência continua forte se perspectiva de mudança no curto prazo.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD começa uma recuperação que pode sinalizar repique ou congestão no curto prazo. Já o IFR7 sobe mas se mantém abaixo de 30, o rompimento dessa região poderia ser o primeiro passo para uma futura mudança de tendência de baixa para indefinida.
Estratégias
Para os Touros: O índice parece querer congestionar dificultando os trades, só o rompimento dos 50800 pontos pode abrir uma oportunidade de compra com bom espaço de evolução até a próxima resistência em 52400 pontos.
Para os ursos: O mesmo se aplica, congestão. A venda mais segura aparece na perda dos 47800 pontos com algum espaço de evolução até o próximo alvo na projeção de 61,8% de fibo em 47200 pontos, a perda dos 47200 pontos abre espaço para uma nova venda com bom espaço de evolução até os 45500 pontos.
Bons Negócios!
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário