Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo fechando próximo a máxima do dia e rompendo uma resistência que começava a ganhar força na região dos 55500 pontos tanto que não foi fácil vencê-la, somente num rali ao final do dia aconteceu. A expectativa agora é o teste na região dos 55900 pontos (não coloquei no gráfico para não poluir mas é a retração 61,8% de Fibo da última perna de baixa). Ao romper essa resistência o caminho fica aberto para Pelo lado negativo terá que enfrentar o suportes dos 54600 (que segurou o índice hoje) e os fundos anteriores de 54300 e 54100 pontos.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, havia comentado no último post que a MM21 poderia cruzar a MM50 para cima. Com o movimento de hoje a probabilidade desse cruzamento das médias acontecer aumentou bastante, creio que , no mínimo, vão se tocar, mas a expectativa mesmo é pelo cruzamento o que seria um sinal muito positivo para os comprados. No entanto, tendência de alta somente no rompimento da resistência dos 56900 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD mostra força ao não se permitir ficar abaixo de zero e parece querer fazer um novo ciclo de alta. Já o IFR7 sobe novamente para a região de 60 o que mostra força, sem, no entanto, estar em estado sobrecomprado o que pode sinalizar novas altas sendo que o objetivo é superar o último topo em 66.
Estratégias
Para os Touros: O rompimento da resistência de 55900 pode disparar uma compra rápida, a situação só fica boa mesmo no rompimento dos 56900 pontos e cruzamento das médias de 21 e 50 períodos.
Para os ursos: Os últimos fundos estão muito próximos (54600, 54300 e 54100) dificultando a montagem de posições, assim sendo, só o rompimento dos 54100 nos permitiria montar posições vendidas com segurança.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário