Introdução
O índice ibovespa faz um movimento positivo com um belo martelo de cauda longa. Costumo dizer que os martelos de cauda longa são mais potentes que os de cauda curta, isso é facilmente explicado pela física, assim sendo, podemos estar diante de uma importante reversão do movimento, podemos até ter chegado no fundo do ano (ou até da década). É claro que são apenas suposições e necessitamos de uma confirmação do movimento positivo que virá com o rompimento das resistências em 50700 e 52400. Em caso da continuação do movimento negativo o fundo gerado em 45900 funciona como novo suporte, que se vencido leva o índice a testar a região dos 45100 pontos. O volume foi acima da média mostrando que muitos compradores voltaram ao mercado.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, sem mudanças temos nossa forte tendência de baixa com a configuração de um novo pivot de baixa projetando os preços a 45100. Os preços voltaram para baixo da ingrime LTB que havia sido desenhada e devem rompê-la para que alguma mudança possa ser desenhada.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD se mantém bem abaixo de zero o que é negativo para os preços. Já o IFR7 encontra uma parede na região dos 30, para que este martelo de hoje seja confirmado como um que gerou a reversão da tendência é necessário que o IFR7 passe de 30 para nos dar alguma expectativa de força no mercado corroborando assim com a formação gráfica.
Estratégias
Para os Touros: Com o martelo de hoje temos a expectativa de repique o que gera uma compra na superação da máxima de hoje com alvo primário na região dos 49400 pontos.
Para os ursos: O Martelo foi um sinal negativo para os vendidos, aguardar o rompimento da região dos 45900 pontos para novos posicionamentos.
Bons Negócios!
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário