Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo fechando na máxima do dia e, novamente, rompe uma resistência importante na região dos 55900 pontos, a expectativa agora é pelo teste do topo do retângulo em 56900 pontos que é uma forte resistência. O volume nos últimos dias tem sido abaixo da média (não levem em consideração o dia do vencimento das opções para fins deste estudo) o que gera uma certa desconfiança neste movimento de alta. Independente disso, o rompimento desse patamar armaria um pivot de alta com objetivo na região dos 59000. Pelo lado negativo as resistências vencidas agora são suportes então temos quatro regiões a serem vencidas (55900, 55500, 54600 e 54100), assim sendo, uma queda mantém o índice forte nessa região de congestão (54100-56900).
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, a MM21 está virada levemente para cima e praticamente cruzando a MM50, mas como um colega me alertou, as médias estão muito na horizontal e um efeito “cruza pra cima e cruza para baixo” pode ocorrer, assim sendo, para termos a certeza de uma tendência de alta devemos esperar o rompimento da região dos 56900 pontos e armação de um novo pivot de alta, só assim a MM21 irá conseguir se afastar da MM50 impedindo o efeito citado acima.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD mostra força ao retomar o ciclo de alta, vamos ver se esse ciclo vai ser tão bom quanto o anterior. Já o IFR7 faz nova máxima em 68 e com “momentum” muito bom, é importante para os comprados que o IFR7 suba para cima de 70 pois essa é uma das características de tendências de alta. Marquei no gráfico com círculos brancos os momentos que o IFR7 ficou um bom tempo acima de 70 e um bom tempo abaixo de 30, percebam que esses momentos protagonizaram bons movimentos direcionais.
Estratégias
Para os Touros: A expectativa de um teste em 56900 abre espaço para uma compra rápida com STOP LOSS curto, a situação só fica boa mesmo no rompimento dos 56900 pontos.
Para os ursos: Mesmo que os preços caiam há muita congestão até o fundo do retângulo em 54100 tornando difíceis os posicionamentos vendidos, no entanto, fiquem de olho no teste dos 56900, um candle de dúvida nesta região pode abrir uma oportunidade de venda.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário