Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo com uma longa sombra superior fazendo um candle do tipo “shooting star”. O índice “atacou” ferozmente a resistência dos 56900 pontos chegando momentaneamente a superá-la mas não conseguiu segurar o “momentum” e caiu novamente para a zona de congestão. O volume foi um pouquinho abaixo da média mostrando que faltou força para o rompimento definitivo da congestão. Apesar do candle de reversão, o teste na região dos 56900 foi bom dando a impressão que ocorrerá novamente num futuro próximo, tudo vai depender até onde o índice vai corrigir, estamos numa congestão com muitos suportes (55900, 55500, 54600, 54300 e 54100), se o índice corrigir somente até os 55500 e retomar a alta pode ser que finalmente o topo de 56900 seja vencido. Com o candle de hoje a correção é bem provável mas o movimento negativo não encontrará facilidades por haver muitos suportes no caminho.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional a tendência continua indefinida, a MM21 está virada levemente para cima e, agora, junto da MM50, seria importante a MM21 virar com mais força para cima fim de se descolar da MM50 evitando o efeito “cruza pra cima e cruza para baixo”. Só o rompimento definitivo da região dos 56900 conseguirá mudar a tendência.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD continua seu ciclo de alta mas uma correção do índice pode levá-lo a fazer um topo menor o que seria um sinal negativo de , no mínimo, manutenção da congestão. Já o IFR7 finalmente atinge a região dos 70 mostrando força, como uma correção é iminente é importante que se mantenha acima de 50 para se manter forte e buscar novas máximas.
Estratégias
Para os Touros: Não há muito o que fazer hoje. Devemos aguardar a correção ou o rompimento dos 56900 para novos posicionamentos.
Para os ursos: Mesmo que os preços caiam há muita congestão até o fundo do retângulo em 54100 tornando difíceis os posicionamentos vendidos, no entanto, uma venda rápida (+- 300 pts de alvo) pode ser feita na superação da mínima de hoje. Como o alvo é curto só poderá ser feita se a superação terá de ocorrer no intraday (sem gaps).
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário