Introdução
O Índice IBOVESPA dá continuidade a seu repique conseguindo fazendo um teste na região dos 55200 pontos (retração de 61,8% de fibo), o índice encontrou resistência nessa região fechou ligeiramente abaixo da média móvel de 21 períodos que também serviu de resistência. Apesar da alta e do volume acima da média, o índice fecha com uma certa sombra superior (não grande o suficiente para caracterizar uma reversão) o que dá um ar de indefinição ao próximo movimento. No caso da continuação da alta, as resistências estão em 55200, 56200 (LTB) e 56900 (último topo). Em caso de retomada do movimento negativo o suporte na região dos 52400 pontos é a “muralha” a ser derrubada pelos vendedores.
Adquira seu exemplar do livro “Trading for a Living” de Alexander Elder na Amazon! Aprenda tudo sobre a psicologia do trade, técnicas e gerenciamento de risco! Clique aqui ou no livro acima!
Movimentos
Do ponto de vista direcional não houve alteração mas agora as MM21 e MM200 estão na horizontal, mostrando uma certa a indefinição do índice, da mesma forma que uma tendência de baixa está estabelecida, a mesma está sem força para vencer o suporte na região dos 52000 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD vira para cima de zero como esperado, esse sinal é muito bom e aumenta a probabilidade do índice tentar mais uma vez reverter a tendência de baixa (na última vez falhou quando bateu na LTB). Já o IFR7 está em franca ascensão em 55, mas ainda deve vencer a resistência em 57 para buscar novos topos e mostrar força. É característica de tendências de alta (ou até indefinidas) que os valores de IFR cheguem a níveis de 70,80,90, já nas tendências de baixa dificilmente os níveis de IFR ultrapassam 60, assim sendo, esse rompimento dos 57 é muito importante.
Estratégias
Para os Touros: Fiquem de olho no rompimento da resistência de 55200 pontos (na retração de 61,8% de fibo) onde uma compra rápida (+- 500 pontos de alvo) poderia ser tentada. A situação só melhora mesmo muda na superação dos 56900, de qualquer forma o repique foi bom e mostrou, que mesmo se o índice cair, o suporte de 52000 é forte.
Para os ursos: Ainda no aguardo do candle de reversão que não ocorreu todavia, uma abertura amanhã em GAP de baixa com perda da mínima pode ser o sinal.
Clique na foto para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário