Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo que estava se desenhando desde anteontem. A expectativa agora é a continuação do mesmo e um novo teste nos 52400 pontos, para isso terá que vencer o suporte nos 53800. Uma projeção de FIBO leva o índice aos 50900 pontos, esse seria o alvo em caso de rompimento da região dos 52400. No caso de uma eventual retomada do movimento positivo temos uma nova resistência no topo conformado nos 55500 pontos, em alguns dias a LTB cruzará essa região que transformando-a numa forte resistência que deve ser rompida para reverter a tendência de baixa.
Gráfico Diário (clique para aumentar)
Apesar do índice ter fechado em alta na semana o gráfico semanal nos mostra um cenário pior que o gráfico diário com um candle fraco, preços bem abaixo das média e a tendência de baixa consolidada.
Semanal (clique para aumentar)
Conheça a história de Nicolas Darvas, o trader criador do método Darvas Box, esse método serviu de inspiração para muitos métodos de compra no rompimento de congestões que muitos traders de sucesso utilizam hoje. Confira aqui.
Movimentos
Do ponto de vista direcional os preços fecham novamente abaixo da MM21 que vira levemente para baixo eliminando a expectativa positiva gerada. Só o rompimento da LTB( linha de tendência de baixa) que está vigente há quase 4 meses poderia dar força ao índice para uma reversão definitiva.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD parece concluir mais ciclo de alta dando pinta que vai virar para baixo de novo. Já o IFR7 retoma seu movimento negativo após “topar” em 56. Talvez esse seja o movimento que nos dá o mais claro sinal, e é um sinal negativo para o índice já que o mesmo mostra que não tem força para reverter a tendência. A última vez que o IFR7 conseguiu fechar acima de 70 foi justamente no topo do ano dia 3 de Janeiro.
Estratégias
Para os Touros: Mais um período de “férias” forçadas, só fica bom com o rompimento da região dos 55500 pontos e da LTB.
Para os ursos: A perda do suporte de 53800 dispara uma venda pois confirma o teste na região dos 52000 pontos.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário