Introdução
É tetra! O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo após testar pela quarta vez a resistência dos 56900 pontos. O baixo volume mostrou que faltaram compradores para que o rompimento ocorresse. O candle de hoje gera uma expectativa negativa e a possibilidade de um teste na região dos 55500 pontos por onde está passando a MM21, caso seja superada essa região os próximos suportes estão em 54600 e 54300/100. Em caso de retomada do movimento positivo há uma faixa de resistência em 56400 e a forte resistência nos 56900.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional tendência está indefinida com as bandas de bollinger voltando a fechar e as médias praticamente na horizontal. Somente um rompimento dos extremos do retângulo 54100-56900 indicaria a retomada do movimento direcional.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD histograma vai consolidando um topo inferior ao anterior o que não é um bom sinal para os comprados, já o IFR cai mas se mantém acima de 50, esses dois movimentos sugerem a permanência do índice na zona de congestão sem força para rompimento.
Estratégias
Para os Touros: Nada a fazer senão esperar o rompimento da região dos 56900 pontos.
Para os ursos: Na perda da mínima de hoje pode-se tentar uma venda rápida de alvo curto (+- 300 pts). Uma nova venda pode ser tentada no rompimento com força da região dos 55500 pontos.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe um comentário