Introdução
O Índice Ibovespa faz um ligeiro movimento negativo com um candle de boa amplitude e volume na média testando uma LTB na região dos 49500 pontos. A perda desta LTB seria negativa para o índice pois iria desconfigurar a tendência de alta vigente e faria o índice buscar um teste na região dos 48000/200 pontos. A retomada do movimento positivo encontrará resistência imediata na região dos 50000 pontos, passada essa faixa temos resistências na região dos 51300/500 e 52200/400 pontos. Temos também um perigoso “topo duplo” configurado.
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos uma tendência de alta enfraquecida pois temos um novo fundo e os preços já não estão mais acima da média de 21 períodos. Todavia seguimos com a LTA sustentando o movimento, se a mesma for perdida a tendência de alta será desconfigurada.
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma vira para baixo o que não ocorria desde 8/7, esse movimento é negativo para o índice nos restando aguardar para ver se haverá um ganho de “momentum” neste ciclo negativo. Já o IFR7 continua seu movimento negativo fazendo novos fundos causando o enfraquecimento da tendência de alta vigente.
Estratégias
Para os Touros: O índice está testando uma LTA, é uma ótima oportunidade de compra agressiva com STOP curto na perda dos 49500 pontos. Se o índice subir é provável, no mínimo, o teste na região dos 51400 pontos, assim sendo, temos um risco de 400 pontos versus uma possibilidade de retorno de uns 1200 pontos pelo menos configurando uma bela razão retorno/risco de 3 para 1.
Para os ursos: A perda da região dos 49500 pontos abre uma venda com bom espaço de evolução até os 48200 pontos.
Peço uma ajuda ao leitor, poderiam responder a enquete abaixo, isso irá melhorar a qualidade do conteúdo!
[yop_poll id=”5″]
Bons Negócios!
Nota: Por problemas técnicos, não foi possível fazer o video semanal.
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário