Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo com um belo candle de força e testa, de forma desafiadora, a LTB vigente, um “pivozinho” de alta foi gerado deixando um fundo em 54100 pontos e com projeção de fibo em 57380 (100%) e 59320 (161,8%). Essas projeções estão bem próximas das resistências dos topos anteriores em 56975 e 59470 pontos. O volume foi sensivelmente acima da média corroborando com o movimento.
O movimento de hoje definitivamente gera um ar de otimismo quanto a reversão da tendência, mas é importante salientar que a mesma ainda não foi vencida e , no máximo, poderíamos dizer que a tendência está indefinida agora. O importante agora é que o índice se afaste dessa LTB para, numa eventual correção, os preços não passem para baixo dela novamente, na verdade, se for confirmando o rompimento da LTB ela viraria um suporte. Esse mercado costuma nos surpreender então não fique surpreso se quinta ocorrer um forte candle de baixa configurando um novo “twin towers”, seria bastante negativo esse sinal e levaria o índice a testar o fundo recém formado em 54100.
Conheça a história de Nicolas Darvas, o trader criador do método Darvas Box, esse método serviu de inspiração para muitos métodos de compra no rompimento de congestões que muitos traders de sucesso utilizam hoje. Confira aqui.
Movimentos
Do ponto de vista direcional a tendência está saindo de baixa para indefinida pois do lado positivo temos um pivot de alta e os preços estão acima da MM21 e pelo lado negativo ainda temos a LTB viva e as médias longas estão acima das médias curtas. A virada da MM21 para cima e seu cruzamento para cima da MM50 seriam sinais positivos mas que ainda podem levar um tempo para ocorrer.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD ganha vida volta a acelerar para cima fazendo o efeito “montanha russa”. Já o IFR7 rompe a faixa de 60 mostrando que o mercado está forte porém ainda não está sobrecomprado, ou seja, há espaço para mais movimentos positivos.
Estratégias
Para os Touros: Se o índice abrir em alta quinta, há espaço até o próximo suporte em 56900 o que pode gerar uma compra rápida com alvo curto (+- 500 pontos).
Para os ursos: Um candle forte de baixa na quinta pode retomar a tendência de baixa ou até uma congestão. Há muitos suportes (55500, 54600, 54100) o que dificulta montagem de posições em caso de queda.
Clique na foto para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário