A retirada da Análise Diária
Gostaria de informar que foi um prazer enorme fazer essa Análise diária do Ibovespa! Foi um aprendizado e tanto! No entanto, muitos leitores enviaram sugestões pedindo mais artigos sobre investimentos e educação financeira e como tenho uma séria limitação de tempo não estava conseguindo fazer os dois ao mesmo tempo. Continuarei com a análise semanal, pois percebi, ao longo desses seis meses, que essa era a mais importante de todas no sentido de traçar estratégias e que, ás vezes, um dia muito volátil pode distorcer a análise diária (um dia estamos no “céu” e outro “no inferno”), um diagnóstico desses só consegue ser feito dentro de um experimento dentro de um tempo relevante (neste caso foi seis meses), é por isso que é importantíssimo testar seus sistemas e estratégias de compra e venda de ativos. Os próximos artigos sobre trading irão focar mais nos assuntos da preparação para o trade, psicologia e teste. Aproveito para convidar o leitor a ler o artigo introdutório sobre o assunto “os 3 Ms de Alexander Elder”.
Análise Gráfico Diário
O Índice Ibovespa faz um movimento ligeiramente positivo com um candle em forma de cruz mostrando indecisão do mercado em uma zona de forte suporte na região dos 49500/500 ponto, o volume foi acima da média muito por conta do fim do mês e por conta da OGXP3 (Existe a possibilidade deste ativo sair do índice o que seria positivo pois o mesmo tem bom peso no índice e, devido a alta volatilidade acaba por distorcer o resultado do índice). A expectativa do próximo movimento será dada pela superação ou perda da região de congestão em que o índice se encontra atualmente, em caso de superação as próximas resistências estão em 51400 e 52200/400 pontos e em caso de perda temos o suporte dos 48200 como primeiro objetivo.[/col][/row]
Movimentos
Do ponto de vista direcional os preços trabalham num canal de baixnão temos mudanças, continuamos temos uma tendência de alta estabelecida com uma LTA e um canal de alta bem configurado. Preços estão acima das médias de 21 e 50 períodos, a média de 21 períodos virada para cima, topos ascendentes e fundos descendentes. A média de 21 períodos também se afastou um pouco da média de 50 períodos o que é um bom sinal. Para concluir, outro bom sinal é que a média de 50 períodos atingiu a estabilidade. A banda de bollinger volta a ensaiar uma abertura o que é positivo para o índice e aumentam as chances de um movimento direcional mais forte.
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma retoma seu ciclo positivo com boa probabilidade de superar o topo anterior o que seria extremamente positivo. Já o IFR7 ganha “momentum”, assim como o MACD Histograma, é interessante que supere o topo anterior em 79 para manter o movimento altista saudável.
Estratégias no Diário
Para os Touros: O rompimento definitivo dos 52400 pontos abre uma compra com bom espaço de evolução até os 54000 pontos.
Para os ursos: A perda dos 49500 pontos abriria uma venda com bom espaço de evolução até os 48200 pontos.
Análise Semanal
Uma consagrada técnica da análise gráfica é quando temos uma indefinição num determinado gráfico, buscamos ajuda no gráfico de periodicidade superior, assim sendo, vamos vero que o gráfico semanal nos diz dessa indefinição no diário. Percebemos que, no gráfico semanal, o índice encontrou resistência na região dos 52200 pontos (retração 61,8% de Fibo) e voltou a cair dentro de uma clara tendência de baixa, sinalizada por uma LTA (linha rosa). Há uma expectativa de continuação da queda, neste caso há suportes na região dos 49400 e 47400. Há também uma boa chance do índice permanecer numa congestão entre 50000 e 52000 pontos. Um movimento direcional mais amplo só ocorreria com o rompimento da região dos 52400 pontos ou a perda dos 47500 pontos onde o fundo do ano em 44100 seria testado. O IFR2 está fraco mas sem dar sinal de “sobrevenda” ainda.
Estratégias no Semanal
Para os Touros: O rompimento definitivo dos 52400 pontos abre uma compra com bom espaço de evolução até os 57500 pontos.
Para os ursos: A perda dos 47500 pontos abriria uma venda com bom espaço de evolução até os 44100 pontos.
Bons Negócios!
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário