Introdução
O Índice ibovespa faz um forte movimento negativo com volume muito acima da média mostrando que um certo pânico tomou conta do mercado. O rompimento, durante o intraday, do suporte dos 54100 gerou uma ótima oportunidade de venda. O Índice ignorou o fraco suporte na região dos 53800 “bateu na porta” da região dos 52000 pontos fazendo sua mínima abaixo de 53000.A expectativa é por um teste no suportão dos 52400, a superação do mesmo seria um evento importantíssimo pois seria a derrota de uma região de suporte que vem sido respeitada nas últimas 4 tentativas além de ser o fundo de 2012. No caso de movimento positivo temos agora o suporte rompido em 54100 como resistência principal a ser vencida.
Não saiam vendendo “a alma” na perda do suportão
Com a iminência de um novo teste no suportão dos 52400 todos devem estar pensando no que fazer no caso do rompimento deste importante patamar. O movimento mais natural seria a venda pois o próximo grande suporte seria em 47800 pontos (fundo de 2011), no entanto, cautela deve adotada no momento pois há um suporte num fundo de outubro de 2011 na região dos 51200 pontos (Veja no gráfico semanal). Esse suporte corrobora com o alvo do topo duplo que citei no post do dia 29/05/2013. O mercado é soberano e costuma nos pregar “peças”.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
A simetria prevista em 16/04 ainda está viva
Em 16/04 fiz um postagem com uma simetria que projeta os preços em 69500 pontos no fim do ano, já estava quase desistindo dela pois, na semana passada, os preços estavam na iminência de superar os 56900 e, consequentemente, iriam “quebrar” o desenho original. Para a simetria ficar “bonita” havia a necessidade de um novo teste na região dos 52000 pontos (o que já está praticamente acontecendo). Deem uma olhada na simetria atualizada (não mexi no desenho original), nos últimos 45 dias o Ibovespa se movimentou muito de acordo (nada é perfeito) com o desenho. Apesar do pessimismo (até de minha parte) vou manter essa simetria (que seria fantástica para os comprados) no radar.
Simetria – Clique para aumentar
Análise do gráfico semanal
O gráfico semanal faz um candle bastante negativo, uma espécie de “engolfo de baixa” quando um candle baixa “engole” o candle de alta anterior. Não é um engolfo perfeito, mas mesmo assim é bastante negativo e indica o teste no suportão dos 52400. No caso de movimento positivo o fundo em 54300 é a primeira resistência a ser vencida. Os preços estão abaixo da MM20 que vem se mostrando uma forte resistência no semanal.
Gráfico Semanal – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional, a tendência começa a querer voltar a ser de baixa já que os preços estão abaixo da MM21 que , por sua vez, está virada para baixo. O ideal para a consolidação dessa tendência seria a formação de um pivot de baixa e o rompimento do suportão em 52400 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD despenca para baixo de zero e, muito provavelmente, irá passar por um ciclo de baixa. É impressionante como o MACD Histograma “cantou” a reversão do movimento de alta ao fazer um topo menor que o anterior, não foi uma divergência baixista perfeita pois o Ibovespa não chegou a fazer um novo topo (o que caracterizou o topo duplo) mas, mesmo assim foi um sinal importante mostrando a importância de acompanhar indicadores juntamente com os preços e gráficos. O topo inferior foi confirmado em 28/05 e , desde então tivemos um movimento negativo de 2500 pontos.
O IFR7 está muito fraco em 21 e começa a entrar na região de “sobrevendido” o que aumenta as chances de um repique, mesmo assim, só pelo fato de ter atingido este patamar já é negativo. Só para termos uma ideia o recente movimento positivo não conseguiu deixar o IFR7 tão alto quanto ele está baixo agora, para isso o IFR7, no movimento positivo, deveria ter chegado a 79 e só chegou a 70, ou seja, o IFR7 está mostrando que os movimentos baixistas são mais fortes que os altistas, típico de uma tendência de baixa.
Estratégias
Para os Touros: Eventuais repiques proporcionarão compras rápidas, temos que aguardar um candle de dúvida na região dos 52400 e a superação dos 54100 pontos. Fiquem de olho na simetria descrita acima.
Para os ursos: Uma venda rápida (+- 300 pts)pode ser tentada na superação da mínima de hoje na região dos 52900 pontos, o ideal és esperar o rompimento definitivo dos 52400 e , mesmo assim, agir com cautela com posições pequenas, é melhor esperar um pivot de baixa e a superação dos 51300 para posicionamentos mais pesados.
Bons Negócios!
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário