Nascente ou Poente? Introdução
Ao comprar um imóvel próprio ou morar de aluguel é importante saber sua relação com o sol, afinal a influência do mesmo pode significar mais ou menos custos para o dono do imóvel e uma melhor ou pior qualidade de vida.
No nordeste do Brasil , por exemplo, os apartamentos que recebem o sol da tarde são menos valorizados pois ficam literalmente “um forno” no verão gerando desconforto e maiores custos com aparelhos de ar condicionado. Já no sul do Brasil talvez isso não faça muita diferença.
Para entender maiores detalhes de como essa questão é importante sugiro a aquisição do Livro Negro dos Imóveis que aborda este assunto com um pouco mais de detalhe. No livro há uma explicação de ferramentas (uma delas se chama “carta solar”) que permitem a você entender como o sol se movimenta na sua cidade.
Nascente ou Poente? Como fiz a análise
Ao analisar um imóvel que estava interessado em adquirir, queria saber antes de ir visitá-lo se o mesmo era nascente ou poente, então resolvi “plotar” a foto do imóvel no google maps em cima da carta solar para ver por onde o sol passava nos apartamentos, é claro que a análise não é precisa pois a escala da foto não é correta, mas a informação mais importante (se era nascente ou poente) já pode ser detectada nesta análise superficial.
O resultado final é a foto abaixo onde as linhas pretas mostram a trajetória do sol e os números em azul mostram o horário do dia. Como podem ver os apartamentos a direita recebem o sol da manhã e os da esquerda o sol da tarde.
Satisfeito com o resultado da análise, resolvi fazer uma vídeo aula com o intuito de dividir com os leitores essa forma de analisar o imóvel que deseja, o treinamento esta dividido em 2 etapas: Parte I: Como obter gratuitamente os softwares para a montagem Parte II: Como fazer a montagem Seguem abaixo os videos:
Nascente ou Poente? Vídeo Aula Parte I – Instalando as ferramentas
Neste Vídeo Você vai aprender a instalar os softwares gratuitos para fazer a análise.
Nascente ou Poente? Vídeo Aula Parte II – Fazendo a plotagem
Neste vídeo você aprenderá a plotar uma imagem de um imóvel numa carta solar para fazer a análise.
Nascente ou Poente? Outras dicas com relação ao posicionamento do sol
Especialmente no nordeste, convém visitar o apartamento desejado na parte da manhã e na parte da tarde para ver os impactos. Caso haja resistência por parte do corretor insista ou desista do negócio, lembre-se, você está no comando.
Durante o inverno o “efeito” de um apartamento poente é atenuado, portanto, escolha um dia de sol para fazer a sua visita, paciência é o nome do jogo.
Há também os apartamento que não são nem nascentes nem poentes já que o sol vem de lado, neste caso torna-se mais importante ainda a visita ao imóvel (especialmente a tarde) para avaliação do impacto.
Uma última dica! Que tal investir em imóveis sem ter muito dinheiro?
Estamos diante de um novo ciclo de crecimento a se iniciar, para temos uma idéia o último ciclo foi de 2002 a 2008 e multiplicou o valor dos imóveis.
Fiz uma recente pesquisa com leitores do blog e o principal empecilho que a maioria vê em participar deste novo cicle é justamente a falta de dinheiro para investir.
Mas você sabia que há uma forma simples e prática de se investir em imóveis com pouquíssimo capital?
E, melhor ainda, com mais liquidez do que investir em apeas um imóvel físico.
Parece interessante não?
Então clique aqui e conheça essa forma espetacular de investir em imóveis com pouco dinheiro.
Um forte abraço!
Christian
Deixe um comentário