Cronica de Um Investidor
Olá! Tudo Bem?
Era para ter sido um e-mail, mas ficou tão grande que virou um artigo, ou melhor, quase uma crônica (um pouco diferente do que você está habituado a ler aqui).
Há mais ou menos 40 dias atrás fiz uma operação na bolsa que requereu muito sangue frio.
Minhas análises apontavam para o investimento numa determinada ação e, ao mesmo tempo, deixar de ser sócio de outra.
Eu tinha que fazer a “troca”.
O meu lado “Analista Técnico” dizia para não fazer a troca, a ação que eu estava já tinha caído muito e não tinha como cair mais…
Mas o meu lado “Investidor” venceu o meu lado “Especulador”, afinal , a minha carteira é de investimentos e não de especulação.
Nas primeiras semanas após a “troca”, o meu lado Analista Técnico “riu” da minha cara.
A ação que “abandonei” havia subido 33% e minha nova aquisição tinha caído 1%!
Pensei, que “Jênio” você é!
Mas voltei a ver os fundamentos da minha troca e falei para mim mesmo, “Não importa! o que importa é que segui o meu plano e a ação que recém adquiri estava realmente barata, uma pechincha”.
Bem , o mercado deu uma enorme virada e todos saíram comprando como loucos. Me fez lembrar da história das tulipas no livro “Ilusões Populares E A Loucura Das Massas” (versão em inglês).
O mercado, faminto, olhou para minha ação e viu que realmente estava muito barata, e partiu para cima dela com toda a voracidade.
E hoje, 40 dias depois, minha nova ação rendeu 56% enquanto a que abandonei rendeu 51%.
E isso,apesar de ser legal, realmente não importa, pois minha crença não mudou, a ação que comprei tem, na minha avaliação, um futuro brilhante. Já a ação que abandonei tem, na minha avaliação, um futuro sombrio.
E assim que o investidor deve se comportar. Ele deve buscar valor, e não preço. Se o preço estiver baixo ótimo. Isso em tudo na vida.
Foram muitos anos de perdas para que esse comportamento virasse, de fato, um hábito. Neste artigo falo um pouco sobre hábito.
Aprender a investir em valor requer tempo e uma extrema mudança de mentalidade, de conceitos, e de crenças.
E para ajudar você a se transformar num investidor de valor, eu tenho um convite especial.
A Semana do Investidor Ocorrerá do dia 2 a 6 de Maio e, neste evento, você aprenderá a investir em ações com segurança priorizando o valor.
Até lá você receberá muito conteúdos de qualidade para poder estar apto a tirar o máximo do evento, por isso, quanto mais cedo você se inscrever, melhor.
>>> Clique para se inscrever na Semana do Investidor
Renda Fixa a 10% ao mês?
Pulando para Renda Fixa, tenho visto alguns movimentos que necessitam de um esclarecimento.
Você deve estar vendo algumas propagandas sobre o Tesouro Direto, do tipo: “Tesouro Direto rende mais de 10% no mês, como é possível?”
A verdade é que os títulos dispararam no mês, por exemplo, o Tesouro IPCA+ com vencimento para 2035 subiu 12% no mês.
Mas não se iluda, nos últimos 12 meses esse mesmo título tem um rendimento de 3,86% (veja imagem abaixo), então , antes de subir, esses títulos caíram bastante.
Exite um perspectiva de que o Banco Central mantenha inalterada ou até baixe a taxa de juros, dai a principal razão para essa alta toda.
Então tome cuidado, não saia comprando Títulos IPCA achando que são títulos de baixo risco com potencial de dobrarem o seu patrimônio no curto prazo, não é bem assim.
Se você quer montar uma carteira para ganhar acima da média no Tesouro Direto (incorrendo em algum ricos) sugiro que você veja este material do professor Eduardinho.
Mas se você quiser montar uma carteira visando aposentadoria, você vai querer ver este vídeo do Rafael Seabra.
Concluindo deixo um ditado Chinês muito popular:
O Plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória
Um Forte Abraço!
Christian
P.S: Sobre esse ditado que acabei de falar sugiro que vocês veja este material do autor Best Seller Paulo Vieira.
Deixe um comentário