O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo que ultrapassou momentaneamente o suporte dos 54650 pontos mas acabou fechando exatamente nessa região, o volume foi bom, um pouquinho acima da média o que demonstra força vendedora. Nos últimos dias tem sido difícil operar no swing pois o índice está alternando altas e baixas, nessa hora é melhor ficar de fora e esperar melhor sinalização.
O otimismo de ontem (havia até a expectativa de um “W”) mingou, por isso é sempre importante aguardar a confirmação de um expectativa (no caso de ontem era o rompimento dos 56350 pontos). A expectativa agora é pela continuação do movimento descendente e um teste na região dos 52200 pontos. Para isso terá que vencer os suportes em 54000 e 53300 dados pela projeção de FIBO. Posições vendidas puderam ser montadas hoje e ficarão mais claras se o índice já abrir em baixa. Para os que só operam comprados momento é esperar, não se empolgue se houver uma alta amanhã, a situação só melhora mesmo acima de 56350.
Quer entender mais de mercado financeiro, clique na foto ao lado!
Do ponto de vista direcional temos uma bela tendência de baixa com as médias de 50 e 21 viradas para baixo, fundo mais baixo e preços abaixo das médias. Conforme previsto ontem a média de 50 períodos cruzou para baixo da média de 200 o que consolida a tendência de baixa então dê preferência a posições vendidas.
Do ponto de vista de osciladores, MACD histograma está congestionado um pouco baixo de zero o que mostra a fraqueza do mercado. Já o IFR7 desfez a expectativa da divergência altista, fez um novo topo menor (em 43) e a tendência é que fique estagnado ou caia mais afim de testar o fundo em 31.
Para os Touros: Não é momento de entrar no mercado já que a tendência é de baixa e um suporte foi recém-perdido, a situação no curto prazo só melhora acima de 56350.
Para os ursos: Bela tendência de baixa configurada e perda de um suporte, há espaço para posições vendidas, os próximos suportes estão em 54000, 53300 e 52200 pontos (forte).
Clique no gráfico para aumentar
Deixe um comentário