Análise Gráfico Diário
O Índice Ibovespa faz um movimento positivo de baixa amplitude e volume corroborando com o movimento congestivo gerado com a perda do suporte dos 52900 pontos e da Linha de Tendência de Alta (LTA). Apesar da perda do suporte, a região dos 52000-400 é, historicamente, de forte congestão, e o índice sentiu isso durante a queda, por duas vezes enfrentou a região e não conseguiu passar por ela. Qualquer expectativa baixista depende do rompimento definitivo da região dos 52000 pontos. Já o movimento positivo mais consistente só ocorrerá acima dos 54000 pontos.
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos a perda da tendência de alta que se iniciou em Julho. Os preços caíram para baixo da média de 21 períodos que está praticamente na horizontal e a LTA foi perdida. Temos, inclusive uma pequena LTB (linha de Tendência de baixa) de curtíssimo prazo desenhada. Chama a atenção as bandas de bollinger fechando, apesar desse fato corroborar com o movimento congestivo, também sinalizar uma boa chance de termos logo um novo movimento direcional (para cima ou para baixo) quando as bandas abrirem (o que não deve demorar muito).
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma vira para baixo e faz uma amplitude significativa corroborando com o fim da tendência de alta. Já vinhamos observando a perda gradual de força no MACD histograma mesmo com novas altas (divergência baixista) e agora e expectativa negativa se confirmou. Já o IFR7 perde força e fica num viés baixista num região de congestão entre 30 e 50, no entanto, é cedo para afirmarmos, pelo menos via este indicador IFR, que entraremos numa tendência de baixa.
Estratégias no Diário
Para os Touros: Sem recomendações, qualquer posicionamento somente acima dos 54000 pontos. Em períodos de congestão e tendencia indefinida o ideal é ficar de fora.
Para os ursos: Sem recomendações, qualquer posicionamento somente abaixo dos 52000 pontos.
Análise Semanal
No gráfico semanal, temos a continuação da correção da perna de alta, a possibilidade dessa correção foi sinalizada com um candle “shooting star” de alta amplitude a duas semanas atrás, temos um novo topo estabelecido na região dos 56000 pontos e uma expectativa de congestão pois a LTB (linha rosa) rompida recentemente irá servir de região de suporte. Assim sendo, temos uma ampla região de congestão formada entre os 52000 e os 56000 pontos, o rompimento dos 56000 pontos indicaria um teste no topo do canal de baixa em 57500 pontos e a perda dos 52000 pontos indicaria a continuação a correção por um período mais longo. Neste caso enfrentaria suportes em 51000 (por onde passa a média móvel de 21 períodos) e 50000 (50% da retração de Fibo). O IFR2 dá um sinal bastante negativo pois perde um fundo anterior em 31 mostrando uma certa fraqueza do índice no gráfico semanal.
Estratégias no Semanal
Para os Touros: Sem recomendações no momento.
Para os ursos: Sem recomendações no momento.
[mc4wp-form]
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário