Introdução
O Índice IBOVESPA consegue fazer um pequeno “martelo” após testar o suportão da região dos 52400, quando muitos pensavam (inclusive eu) que dessa vez o suportão seria finalmente derrotado eis que ele mostra sua força. Apesar do movimento positivo a expectativa segue negativa ainda que um repique deva acontecer. Neste momento é possível desenhar uma LTB bem ingrime (o que me faz crer que não durará muito), que estabelece uma primeira resistência na região dos 53500 pontos, essa seria o primeiro objetivo do repique se ocorrer, o próximo objetivo do repique é a região dos 54300. O volume foi fraco mostrando desinteresse do mercado, os vendedores não acreditaram no rompimento do suportão e “refugaram”, de qualquer forma, a amplitude do martelo gerado foi pequena o que não mostra força no movimento corretivo e uma continuação da queda pode acontecer, neste caso o suportão na região de 52400/200 é o patamar a ser vencido.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos uma tendência de baixa no curto prazo estabelecida agora com uma LTB, as médias viradas para baixo e os preços abaixo da MM21 que está cruzando a MM50 para baixo de novo. Esse tendência só se manterá viva com o rompimento da região dos 52400/200 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD continua seu ciclo negativo sem sinal de melhora no curto prazo. Já o IFR7 faz um fundo duplo o que, apesar de ser um bom sinal para os comprados, não é de empolgar muito pois ainda está muito fraco. De qualquer forma é algo a se observar pois pode ser o começo de uma reversão.
Estratégia
Para os Touros: Se não houver GAP de alta (se os preços abrirem amanhã acima do fechamento de hoje), a superação da máxima de hoje abre uma compra rápida com objetivo curto (+- 300 pts) já que 53500 será uma resistência. A superação dos 53500 abre nova compra rápida com objetivo entre 300 e 500 pts dependendo do apetite de risco já que a próxima resistência forte seria em 54300 pts.
Para os ursos: A venda só ocorre na superação do suportão na região 52400/200 com objetivo primário em 51300, atentem para o volume que tem que estar alto configurando pânico. Em 2012 rompeu sem volume e teve uma forte reversão.
Bons Negócios
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário