Análise Gráfico Diário
O Índice Ibovespa faz um movimento positivo de baixa amplitude e volume corroborando com o movimento congestivo iniciado na semana passada. Os preços trabalham numa zona de congestão entre 52000 e 55000 pontos. O rompimento de uma dessas zonas é necessário para a retomada do movimento direcional. O rompimento para cima encontrará resistência imediata nos 56000 pontos enquanto o rompimento para baixo encontra suporte na região dos 49500 pontos.
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos tendência indefinida com as médias móveis convergindo para o mesmo ponto e as bandas de bollinger fechando, a pequena LTB da semana passado foi facilmente rompida mostrando que a congestão é o cenário mais forte no momento. Uma eventual abertura das bandas (o que poderia indicar a retomada do movimento direcional) não será imediata, assim sendo, não há nenhuma sinalização no curto prazo de retomada de algum movimento direcional.
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma segue negativo e parece querer completar o ciclo rumando ao nível zero, só que este movimento desacelerou, então há boa probabilidade que continue abaixo de zero o que seria negativo para os preços. Já o IFR7 se recupera e volta para cima de 50 mostrando que o índice segue com relativa força e dificilmente perderá a região dos 52000 pontos em definitivo.
Estratégias no Diário
Para os Touros: Sem recomendações, qualquer posicionamento somente acima dos 55000 pontos. Em períodos de congestão e tendencia indefinida o ideal é ficar de fora.
Para os ursos: Sem recomendações, qualquer posicionamento somente abaixo dos 52000 pontos.
Análise Semanal
No gráfico semanal, temos a continuação da correção da perna de alta, mas com a formação de um martelo de baixa amplitude e om volume abaixo da média, assim sendo, essa formação, que se caracteriza por ser de reversão, não anima muito, chama a atenção o fato da LTB (linha rosa) recém rompida ter servido de suporte para o movimento. A retomada do movimento positivo com a superação da máxima do martelo indica um teste na região dos 56000 pontos, já a retomada do movimento negativo encontra forte suporte na região dos 51500 pontos. O IFR2 no gráfico semanal, apesar do movimento positivo da semana vem numa tendência de baixa (com topos descendentes e fundos ascendentes) o que é negativo dá um sinal bastante negativo pois perde um fundo anterior em 31 mostrando uma certa fraqueza do índice no gráfico semanal.
Estratégias no Semanal
Para os Touros: A superação da máxima da semana indica uma compra com objetivo em 56000 pontos e STOP abaixo de 51500, assim sendo temos uma boa relação retorno/risco (1,25/1).
Para os ursos: Sem recomendações no momento. Posições vendidas só com a perda definitiva dos 51500 pontos.
[mc4wp-form]
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário