O Índice IBOVESPA continua seu movimento negativo mas faz um candle com longa sobra inferior (mais um martelo). Esse martelo, dentro do contexto, não parece muito animador mas pesa a favor 3 fatos: (1) O índice testou o suporte dos 54600 pontos (chegou a ficar abaixo dele durante um tempo) mas não conseguiu vencê-lo no fim. (2) O fundo do candle de hoje chegou quase a bater na banda inferior de Bollinger (se tivesse batido seria melhor ainda), mesmo assim é um bom sinal e (3) o fechamento se deu exatamente na retração 61,8% de Fibo da última perna de alta perto dos 55000 pontos mostrando que essa região também é forte suporte. O volume foi acima da média muito por causa do vencimento das opções hoje, inclusive esse vencimento contribuiu para o martelo já que OGX e VALE ,que pesam no índice, sofreram forte volatilidade.
Os cenários para a próxima semana são: Se tivermos uma alta segunda-feira, se formaria um novo fundo superior ao último fundo e o índice ganharia força para testar o topo em 56900 pontos, vencendo dita resistência (e de quebra a LTB) teríamos um pivot de alta e a reversão da tendência. Na continuação do movimento negativo, o suporte no fundo em 53800 pontos é o suporte principal que deve ser vencido para o teste definitivo nos 52000 pontos
Do ponto de vista direcional continuamos com tendência de baixa com as médias de 21 e 50 viradas para baixo e os preços abaixo da média, o índice precisa vencer a resistência de 56900 pontos e a LTB para reverter essa tendência.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD histograma permanece virado para cima mas caindo sem muita empolgação, assim como o IFR que cai mas sem formar novo fundo. Nenhum sinal claro o que indica congestão.
Para os Touros: Fiquem de olho no rompimento da máxima de hoje na segunda que dispara uma compra com bom espaço de evolução (entre 500 e 1000 pontos). A situação só fica boa mesmo acima de 56900 pontos.
Para os ursos: Lembrem-se a tendência ainda está do seu lado, ainda é provável o teste nos 53800 pontos, entradas estão difíceis no entanto pois há muitas resistências no caminho, se romper os 54400 dá o teste em 53800 é inevitável, assim sendo, dá para ganhar 500 pontos.
Clique no gráfico para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário