O Índice IBOVESPA continua seu movimento negativo (ignorando completamente o martelinho de sexta) com um forte candle de baixa perdendo o suporte dado pelo fundo em 53800 e indo ruma ao “suportão” na região dos 52000 pontos onde deve ser o próximo teste. Não será fácil vencer esse suporte já que, ano passado foram 3 tentativas sem sucesso de rompê-lo. O volume foi bom mas não a ponto de empolgar.
Dada a queda brusca de hoje gostaria de fazer uma consideração. Nas últimas semanas venho falando de uma possível reversão da tendência por conta de divergências altistas nos osciladores (MACD Histograma e IFR7). Ainda que essa reversão acabou não se confirmando, é importante citar todos os possíveis cenários (inclusive os de alta), sempre lembrando que o cenário só se confirma se ocorrer um determinado evento de confirmação ocorrer (tipo rompeu a máxima do dia anterior ou topo anterior,etc..). Executar um trade antes da confirmação pode gerar um retorno maior, mas também tem um risco maior e uma taxa de acerto menor. O cenário baixista dito na sexta se confirmou com a perda dos 53800 pontos, a agora um teste na região dos 52200 pontos é muito provável. Além disso, enquanto uma tendência não é revertida, o movimento mais provável será em sua direção.
Do ponto de vista direcional continuamos com tendência de baixa (agora com força renovada com o novo rompimento) , as médias de 21 e 50 estão viradas para baixo e os preços abaixo da média. Diante dos últimos movimentos, não há , no curto prazo, nenhuma expectativa de reversão dessa tendência já que para tanto terá que vencer as afastadas resistências de 56500 e 56900 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD histograma vira forte para baixo e o IFR7 faz novo fundo (sem contudo estar sobrevendido) mostrando que o momento está do lado vendedor.
Adquira seu exemplar do livro “Trading for a Living” de Alexander Elder na Amazon! Aprenda tudo sobre a psicologia do trade, técnicas e gerencialmento de risco! Clique aqui ou no livro abaixo!
Para os Touros: Não há nenhuma expectativa de melhora do cenário. O melhor a se fazer é esperar a situação melhorar. É o momento para aprendizado, estudem e testem setups (estratégias de compra e venda). Para não dizer que não há nenhum cenário, se amanhã ocorrer um candle de alta do mesmo tamanho do que o de hoje, teríamos um “twin towers” que seria um belo sinal de reversão do movimento no curto prazo.
Para os ursos: Hoje foi um dia de festa no rompimento dos 53800, um teste em 52000 pontos é bastante provável ainda há espaço para uma venda rápida com alvo curto (por volta de 500 pontos).
Clique no gráfico para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário