Nota do autor: O estudo abaixo fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Estudos de Análise Técnica – Gráfico Diário
O Índice Ibovespa faz um leve movimento positivo (em relação ao dia anterior pois abriu o dia em GAP de alta mas fechou abaixo ponto de abertura mas ainda assim acima do fechamento do dia anterior) com volume na média.
Os preços retomaram o movimento positivo após encontrarem suporte na forte região dos 52000 pontos, agora os preços trabalham numa região de congestão entre os 55000 pontos e os 57000 pontos (onde há forte resistência) , vale lembrar que em maio (circulo rosa no gráfico abaixo) os preços, por 3 vezes tentaram romper essa resistência e, diante do fracasso dessa empreitada, simplesmente despencaram, por isso é fundamental o rompimento dessa região para a retomada da tendência de alta.
Se os preços caírem, encontrarão uma primeira região de suporte nos 54700 pontos que, se vencida, indicará um novo teste em 52000 pontos. A perda dos 54700 é perigosa pois indicaria o surgimento de um “Topo Duplo“, um importante padrão gráfico baixista que costuma, no Ibovespa, gerar “estragos”.
O rompimento definitivo da região dos 57000 pontos indica um teste na região dos 59500.
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos tendência indefinida com as médias móveis convergindo para o mesmo ponto, no entanto, as bandas de bollinger ensaiam uma abertura o que é positivo pois o último movimento direcional foi no sentido positivo, no entanto, a retomado do movimento direcional só ocorrerá com o rompimento definitivo da região dos 57000 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma não anima os touros com seu movimento, parece querer fazer um topo de amplitude inferior ao último fundo o que é negativo e pode indicar uma nova virada do indicador. Já o IFR7 se recuperou e mostra força em 68 após chegar a uma máxima de 80. O IFR mostra que o índice está com força para romper os 57000 pontos, se o MACD Histograma nos der uma resposta boa esta semana essa possibilidade pode se concretizar.
Estudos de Análise Técnica – Gráfico Semanal
É muito legal quando tudo começa a funcionar de acordo com o planejado, é o que temos no gráfico semana, percebe-se que os preços cumpriram com seu objetivo principal que foi o teste no topo do canal de baixa (linha laranja), esse teste foi possível por que os preços encontraram suporte na linha de tendência de baixa de curto prazo rompida (linha rosa).
Agora os preços tem a chance de romper essa longa tendência de baixa que vem desde o início de 2012. Não será fácil, para isso terá de romper o topo do canal de baixa que passa na região dos 57000 pontos (olha ai o gráfico semanal e diário falando a mesma língua), o rompimento desta região indica a reversão da tendência e um possível teste nos 63000 pontos.
Apesar do movimento positivo e volume acima da média , o candle formado na semana tem uma sensível sombra superior (não é candle de reversão como um shooting star mas tampouco é um candle de força) o que não é muito animador.
No caso de retomada do movimento negativo o principal suporte a ser enfrentado está na região dos 52000 pontos.
O IFR2 no gráfico semanal, faz um forte movimento positivo fechando em 89 inclusive superando o último topo em 83, essa retomada de força é fundamental para o rompimento apesar do movimento positivo da semana vem numa tendência de baixa (com topos descendentes e fundos ascendentes) o que é negativo dá um sinal bastante negativo pois perde um fundo anterior em 31 mostrando uma certa fraqueza do índice no gráfico semanal.
Padrões Utilizados
GAP de Alta
Rompimento
Topo Duplo
Suporte/Resistência
Tendência de Alta
Região de Congestão
Indicadores Utilizados
Candle Shooting Star
Candle de Reversão
Indicadores Utilizados
MACD Histogram
IFR
Bandas de Bollinger
Deixe um comentário