Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento positivo, mas bem desanimador para os touros.Após superar a resistência dos 55200 pontos o índice chegou a ensaiar um possível ataque a LTB nos 56100 pontos, mas logo perdeu força fechando bem próximo ao preço de abertura e abaixo da resistência dos 55200. Foi gerado mais um candle do tipo “shooting star” e, ainda que não seja tao bonito quanto o do dia 10/4, é um sinal negativo para o índice, a taxa de reversão do IBOVESPA quando aparece um candle desses está altíssima no últimos meses. No caso de confirmação da reversão temos os suportes em 54600 e 53800 antes do teste na “Muralha” dos 52400 pontos. No caso de uma possível continuação da alta, as resistências estão em 55200, 56100 (LTB) e 56900 (último topo).
Adquira seu exemplar do livro “Trading for a Living” de Alexander Elder na Amazon! Aprenda tudo sobre a psicologia do trade, técnicas e gerenciamento de risco! Clique aqui ou no livro acima!
Movimentos
Do ponto de vista direcional.apesar das MM21 e MM200 estarem na horizontal e os preços fecharam acima da MM21, continuamos com a tendência de baixa pois há uma LTB bem estabelecida e que vem sendo respeitada desde o início do ano, a mesma precisa ser superada para reverter a tendência.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD está no terreno positivo justamente no ponto em que fez o último topo, assim como o IFR7. É a hora da decisão, se os osciladores vencerem essa região o índice poderá ganhar força para vencer a LTB.
Estratégias
Para os Touros: É momento de cautela, mas um novo rompimento da resistência de 55200 pontos (na retração de 61,8% de fibo) seria bastante positivo e faria com que o índice testasse com força as outras resistências em 56100 pontos (LTB) e o topo em 56900 pontos. Para isso é importante que o índice feche acima dos 55200 o que não aconteceu nos últimos dois pregões.
Para os ursos: A perda da mínima de hoje abriria espaço para mais quedas, no entanto, há um suporte em 54600, só pensaria em posições vendidas após o rompimento do mesmo.
Clique na foto para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário