Introdução
O Índice IBOVESPA fecha praticamente no zero a zero com mais um candle que indica reversão do movimento (quase um gravestone doji), no começo do dia criou-se uma situação bastante otimista pois a expectativa era de queda e o índice trabalhou no terreno positivo, mas, no entanto, o índice não teve força para fazer uma nova máxima e enfrentar a forte e respeitada LTB (agora nos 56000 pontos) que está para completar 4 meses de aniversário. Certamente, olhando para o gráfico de hoje, dá para concluir que o cenário desenha uma queda mas, da mesma forma que o índice não conseguiu superar a LTB, também relutou em cair forte o que cria um possível cenário de congestão (corroborado pelo volume de hoje que ficou na média) onde o índice poderá andar de lado (Entre 54500 e 55500) por um tempo. Isso é, certamente, péssimo para os traders. Em caso de movimentação direcional (alta ou baixa) temos as áreas de suporte/resistência bem estabelecidas com as resistências em 55200, 55500 (novo), 56000(forte) e 56900 e os suportes em 54600, 53800 e 52400(forte).
Conheça a história de Nicolas Darvas, o trader criador do método Darvas Box, esse método serviu de inspiração para muitos métodos de compra no rompimento de congestões que muitos traders de sucesso utilizam hoje. Confira aqui.
Movimentos
Do ponto de vista direcional os preços continuam ligeiramente acima da MM21 que está na horizontal mas a tendência ainda é de baixa, se por um lado há o “suportão” da região dos 52400 pontos, temos uma LTB (linha de tendência de baixa) há quase 4 meses que se mantém firme, só o rompimento da mesma poderia dar força ao índice para uma reversão definitiva.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD está no terreno positivo fazendo novo topo o que é um sinal positivo pois mostra a força do movimento altista recente. Já o IFR7 estagnou em 55. A movimentação dos osciladores mostra que o índice ainda não tem o nível de força necessária para reverter a tendência, mas que está bem perto disso, se o índice cair mas não fizer um fundo menor poderá ser a sinalização definitiva para a reversão da tendência.
Estratégias
Para os Touros: É momento de cautela, o índice não consegue “decolar” depois que rompe os 55200, isso porque a distância entre a retração de 61,8% de Fibo e a LTB é muito curta. É melhor esperar o rompimento da LTB para posições compradas.
Para os ursos: Há um suporte em 54600 pontos, esperaria a perda desse suporte para formar posições vendidas.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário