Introdução
O Índice IBOVESPA faz um movimento praticamente na estabilidade com baixa amplitude e volume muito abaixo da média mostrando total desinteresse dos “players” (muito em fruto também do feriado nos EUA). Continuamos no aguardo de um teste na região dos 56900, patamar esse que se rompido pode indicar a retomada da tendência de alta. Do lado negativo o suporte dos 55500 pontos é a região a ser vencida no curto prazo.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional tendência indefinida. A MM21 cruza a MM50 para cima mas sem se afastar ainda pois está quase na horizontal, ou seja, o cruzamento ocorreu muito mais pela MM50 caindo do que pela MM21 subindo o que não ajuda muito. A banda superior dr bollinger começa uma pequena abertura, que ,se continuar, vai ser muito positivo.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD faz um ciclo que por enquanto faz um topo inferior ao anterior, neste ciclo o ibovespa chegou a fazer um novo topo (57100 versus 56800 do do último ciclo), mas acho “forçar muito a barra” chamar isso de divergência baixista. De qualquer forma não é um sinal muito bom para os comprados. Já o IFR7 se mantém próximo de 70 o que é um bom sinal, se cair é importante que não fique abaixo de 50.
Estratégias
Para os Touros: Diante de uma congestão que tarda a ser superada, o melhor é esperar o rompimento definitivo dos 56900 para novos posicionamentos, inclusive diante da ansiedade para que este evento aconteça, é melhor manter a frieza e esperar o rompimento definitivo (barra de força com pouca ou nenhuma sombra superior) e volume acima da média.
Para os ursos: Uma venda só seria interessante abaixo de 55500 pontos mesmo assim com alvo curto.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário