Análise Gráfico Diário
O Índice Ibovespa faz um movimento levemente negativo quase na estabilidade configurando um candle de indecisão perto de uma região de suporte dada pela Linha de Tendência de Alta (LTA) e Média Móvel de 21 períodos, corroborando com essa indecisão o volume ficou abaixo da média. Os preços continuam trabalhando num canal de alta e vem respeitando resistências no topo do canal e suportes na base do mesmo. O índice está , neste momento, testando a região dos 53500 pontos, perdida esta região o próximo teste fica em 52900 pontos (fundo do dia 13/09). No caso de retomada do movimento positivo o topo recém-formado em 55700 é o objetivo imediato, caso vencido o caminho fica aberto para o teste na região dos 57000 pontos.
Movimentos
Do ponto de vista direcional temos uma boa tendência de alta estabelecida com um belo canal de alta sendo respeitado. Os preços seguem acima da média de 21 períodos (ainda que bem próximo dela) que está virada para cima assim como a média de 50 períodos, além disso a média de 21 períodos trabalha acima da média de 50 períodos dando mais força a essa tendência. A média de 21 períodos começa a chegar perto da média de 200 períodos o que é outro bom sinal.
Do ponto de vista de osciladores, o MACD Histograma vira para baixo mas ainda não faz um de amplitude suficientemente alta a ponto de sinalizar uma possível reversão da tendência, é de se destacar que vem perigosamente fazendo topos inferiores aos anteriores permitindo o desenho de uma LTB. É uma situação que devemos ficar atentos pois essa divergência baixista pode indicar um reversão da tendência. Já o IFR7 perde sua zona de conforto em 50 indicando boa possibilidade de ingressarmos numa congestão ou correção por um período mais longo.
Estratégias no Diário
Para os Touros: Não foi exatamente um candle “doji” em cima de um suporte mas esse movimento de indecisão indica uma compra (com metade do risco atual) com bom espaço de evolução até os 55700 pontos. Stop loss se ocorrer um candle de força com bom volume fechando abaixo de 52900 pontos.
Para os ursos: Não muda em relação a semana passada. Vendas agora só com a perda definitiva (com candle de força e com bom volume) da região dos 52400 pontos, o objetivo desta venda estaria na região dos 51000 pontos.
Análise Semanal
No gráfico semanal, temos uma correção do recém movimento de alta, correção esperada devido a amplitude do candle “shooting star” da semana passada. A correção, no entanto, não foi forte não conseguindo fechar abaixo da mínima do “shooting star”. O movimento “normal” seria a continuação da correção e um teste na região dos 52400 pontos por onde está passando um LTB recém rompida (linhas rosa), mas a correção desta semana foi fraca e com baixo volume, assim sendo, aumentam as possibilidades da correção “cessar” e entrarmos em uma congestão entre 53500 e 55500 pontos. O IFR2 cai somente para 57 mostrando que o índice, a pesar da correção, não perdeu muita força, uma correção mais ampla seria indicada pela perda do fundo em 31/08 em 31.
Estratégias no Semanal
Para os Touros: Sem recomendações no momento.
Para os ursos: Semana passada havia citado que a perda dos 53500 abriria uma venda com objetivo primário na região dos 52400 pontos, no entanto, a relação retorno/risco (Objetivo: 52400 Stop: acima 54800) não está atraente. Aguardaria a perda dos 52400 para um posicionamento com melhor relação retorno/risco.
Bons Negócios!
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário