Introdução
O índice ibovespa faz um movimento negativo de baixa amplitude mas com volume na média. Percebe-se nos últimos dois dias que o índice está encontrando dificuldades em superar a região dos 47800 pontos, assim como também tem dificuldades em perder o suporte da região dos 46900 pontos, um início de congestão de baixa amplitude que deverá ser facilmente rompido (para cima ou para baixo) nos próximos dias. A doutrina clássica da Análise Técnica preconiza que, numa congestão, a probabilidade é que o próximo movimento seja na direção do movimento anterior, ou seja, a expectativa é pela continuação do movimento negativo que ganhará força com a perda dos 46900 pontos aonde poderá testar os suportes em 45900 e 45100. Mas o mercado é soberano e se, por ventura, os preços subirem as resistências de 47800 e 48200 são os primeiros obstáculos ao movimento.
Gráfico Diário – Clique para aumentar
Análise do gráfico semanal
O gráfico semanal, após 4 semanas de queda, finalmente faz um pequeno movimento positivo (Uma espécie de martelo) encontrando suporte na projeção de 161,8% de Fibo. É importante que os preços permaneçam acima dessa região pois uma perda seria muito ruim projetando o índice para 38500 pontos. Pelo lado positivo a superação dos 48000 pontos indicaria um teste na região dos 50000 pontos. O IFR2 deu uma melhorada mas ainda está muito fraco em 17 sinalizando o estado sobrevendido do índice o que diminui a probabilidade de movimentos negativos de grande amplitude.
Gráfico Semanal – Clique para aumentar
Movimentos
Do ponto de vista direcional continuamos forte tendência de baixa com os preços abaixo da MM21, e as médias viradas para baixo. A manutenção desta forte tendência está condicionada a perda do fundo em 45400 onde seria formado um novo pivot de baixa. De qualquer forma não há expectativa de fim ou reversão da tendência no curto prazo, o única observação é os preços se aproximaram um pouco da MM21 muito pela queda da mesma, de qualquer forma é algo a se observar para o futuro.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD Histograma completa seu ciclo negativo e pode dar um ótimo sinal aos comprados se virar para cima. Já o IFR ainda se encontra numa zona “incômoda” em 37, o ideal é que fosse para cima de 50 para atenuar a atual tendência de baixa.
Escolhi a Rico p/ fazer meus investimentos, e recomendo!
Estratégias
Para os Touros: O rompimento da região dos 48200 pontos abriria uma compra com bom espaço de evolução até a região dos 49500 pontos.
Para os ursos: A perda dos 46900 abre uma venda com bom espaço de evolução até os 45900 pontos.
Bons Negócios!
Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica
Deixe seu comentário aqui. Caso queira enviar uma mensagem particular ao autor preencha o formulário abaixo.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário