Introdução
Ibovespa faz um movimento positivo “estancando” um movimento baixista que planejava testar o “suportão” da região dos 52400 pontos. O volume foi acima da média mostrando que, de fato, entraram compradores. O candle , no entanto, deixa uma significativa sombra superior. Agora o índice parece cair numa congestão entre 54000 e 55500 pontos que era mais ou menos um dos cenários que se apresentavam na quinta feira passada. Nos últimos 5 pregões , com exceção de sexta, os preços fecharam sempre bem perto da MMA21 que está quase na horizontal o que corrobora com a congestão mencionada. O rompimento para cima da congestão significa um teste definitivo da LTB e o rompimento para baixo significa um teste no “suportão” da região dos 52400 pontos.
Conheça a história de Nicolas Darvas, o trader criador do método Darvas Box, esse método serviu de inspiração para muitos métodos de compra no rompimento de congestões que muitos traders de sucesso utilizam hoje. Confira aqui.
Movimentos
Do ponto de vista direcional os preços voltam para cima da MM21 dando uma pinta de que as quedas serão mais difíceis agora e a tendência de baixa pode se transformar num movimento “sem tendência” com o mercado andando de lado. Tendência de alta somente com o rompimento do último topo em 56900 pontos desde que não perca mais a região dos 54000 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD ganha vida novamente o que é um bom sinal para os comprados pois significa que deve agora permanecer um bom tempo acima de zero. Já o IFR7 deixa um novo fundo em 45, no entanto, somente quando romper de vez a faixa dos 60 poderá dar uma sinalização de força para o mercado.
Estratégias
Para os Touros: A sombra superior de hoje desanimou um pouco, esperar o rompimento da região de 55500 pontos para formar posições compradas.
Para os ursos: Não muda muto, a perda do limite inferior da congestão em 54000 dispara uma venda pois confirma o teste na região dos 52000 pontos.
Clique na foto para aumentar
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário