Introdução
A força de uma resistência! O índice ibovespa faz um movimento negativo de boa amplitude e volume acima da média após testar a resistência da região dos 49500 pontos. A expectativa é pela continuação da correção até a região de suporte nos 48200 que, caso perdido, indicaria um teste na região dos 47000 por onde está andando a Média Móvel de 21 períodos. A retomada do movimento positivo indica o início de uma congestão entre 48000 e 49500 o que seria, de certa forma, positivo pois aumentariam as chances do rompimento definitivo da região dos 49500 (uma das teorias da Análise Técnica cita que uma congestão costuma romper na direção do último movimento.
Movimentos
Do ponto de vista direcional, temos preços acima da média de 21 períodos que virou para cima, mas a pequena Linha de Tendência de Alta que acompanhava o movimento de alta iniciado no começo de julho foi perdida momentaneamente. A tendência de alta só se manterá(ou ganhará força) com o rompimento da região dos 49500 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD segue com seu ciclo positivo mas começa a perder força aparentemente deixando um topo, isso indica a possibilidade, de pelo menos, visitar a região de zero o que seria negativo para o índice indicando um processo corretivo mais longo. Já o IFR7 chega a 55 perdendo um fundo anterior gerado em 62, esse não é um bom sinal, assim sendo, é importante que o IFR7 se mantenha acima de 50 para que a tendência de alta se mantenha “sadia”.
Estratégias
Para os Touros: Sem recomendações pois a resistência dos 49500 pontos está afastada agora. O rompimento de 49500 pontosa abre uma nova compra com bom espaço de evolução até os 50800 pontos.
Para os ursos: Não recomendo posições vendidas no momento, no entanto, a perda dos 48000 pontos abre uma venda com bom espaço de evolução até a região dos 47000 pontos, no entanto, cautela pois é uma operação contra a tendência.
Bons Negócios!
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário