Introdução
Depois de 6 meses de queda, finalmente o índice ibovespa consegue fechar um mês positivo (+1,7%), no entanto, no diário faz um movimento negativo de baixa amplitude e volume acima da média. O índice, como esperado testou o suporte da região dos 48000/200 pontos que , recentemente, foi uma resistência difícil de ser batida. A expectativa é a continuação da congestão com suporte em 48000 pts e resistência em 49500 pontos. Em caso se rompimento de um desses extremos temos as resistências de 50800 e 52200 no caso positivo e o 47000 e 46500 em caso de movimento negativo.
Movimentos
Do ponto de vista direcional, temos preços acima da média de 21 períodos que está ligeiramente virada para cima, mas a pequena Linha de Tendência de Alta que acompanhava o movimento de alta iniciado no começo de julho foi perdida momentaneamente. A tendência de alta só se manterá(ou ganhará força) com o rompimento da região dos 49500 pontos.
Do ponto de vista de osciladores, O MACD segue com seu ciclo positivo já nas descendente e a possibilidade, de pelo menos, visitar a região de zero é boa o que é negativo para o índice indicando um processo corretivo mais longo. Já o IFR7 chega a 5o ,no limite, se perder este patamar, a chance de entrarmos numa tendência indefinida aumenta significativamente.
Estratégias
Para os Touros: Sem recomendações pois a resistência dos 49500 pontos está afastada agora. O rompimento de 49500 pontosa abre uma nova compra com bom espaço de evolução até os 50800 pontos.
Para os ursos: A perda dos 48000 pontos abre uma venda com bom espaço de evolução até a região dos 47000 pontos, no entanto, cautela pois é uma operação contra a tendência.
Bons Negócios!
Confira Literatura recomendada em Inglês e Português para os que gostam de se aprofundar em Análise Técnica.
Nota do autor: A análise acima fala apenas em probabilidades de cenários ocorrerem não configurando nenhuma recomendação direta de compra ou venda de ativos ou derivativos, a decisão final de compra e venda é sempre do leitor e cabe ao mesmo definir o risco, o alvo e o stop loss.
Deixe um comentário