Introdução
Continuando os estudos iniciados no texto Construindo do zero seu investimento em ações e, a pedidos, veremos o comportamento das ações de um grande banco brasileiro, o Bradeso (BBDC4). O Bradesco dispensa maiores apresentações (pelo menos para mim). Foi o primeiro banco que eu tive contato e me lembro até hoje quando minha mãe fez minha primeira poupança lá. O banco nos dava um cofrinho daqueles de papelão com tampa e fundo de ferro e eu levava o cofrinho para casa e retornava, alguns meses depois com o cofrinho cheio para colocar na poupança. Infelizmente esse dinheiro do cofrinho já chegava valendo a metade devido a hiperinflação dos anos 80 (mas valeu pelo exercício e o desenvolvimento do hábito de poupar).
Um breve resumo dos fundamentos da empresa
Sabemos que se trata de uma empresa conhecida e que faz parte do nosso cotidiano, mas será uma empresa rentável? Olhando superficialmente os números a resposta é sim. A empresa vem entregando lucros crescentes e consistentes ao longo dos anos (o lucro líquido só não cresceu em 2 dos últimos 14 anos). A receita e o patrimônio vem subindo e as margens vem oscilando entre 13 e 17% nos últimos 10 anos o que mostra que a empresa tem capacidade de crescer mantendo sua eficiência operacional. É um banco gigante com um perfil conservador.
Caso queira conhecer melhor a empresa baixe a última Apresentação Institucional da empresa disponível no site, achei, particularmente, a do Bradesco muito boa com várias informações relevantes sobre nossa economia (ainda que, em alguns itens, achei as projeções muito otimistas).
O Estudo
Para o Bradesco. utilizamos a mesma metodologia que vinhamos utilizando para outras empresas, no cenário 1 um investimento inicial de R$ 30.000,00 sem reaplicação de dividendos e no cenário 2 um investimento mensal de R$ 500,00 reais com reaplicação de dividendos. O período de estudo foi de junho de 2009 até maio de 2014 e produziu os seguintes resultados.
Baixe a planilha Memória de Calculo Aqui
O resultado se mostra favorável ao “Buy ans Forget”. Pesa a favor do método “buy and forget” as três bonificações dadas nos últimos 5 anos, para entender um pouco mais sobre bonificações leia este estudo que fiz das ações do Itaú). Ao método de acumulação pesa contra o fato do Bradesco ser um banco bastante conservador o que acaba não gerando variações bruscas nos preços das suas ações o que desfavorece a acumulação pois você não consegue comprar a preços realmente baixos.
Conclusão
De 1 de Junho de 2009 até 30 de Maio de 2014, o Ibovespa teve uma variação negativa de 5,95%, e, assim sendo, os resultados do Bradesco tanto na acumulação quanto no “buy and forget” superaram em muito o índice. Isso mostra que mesmo com a bolsa “andando de lado” uma boa escolha de ações muito na linha do que o renomado autor Peter Lynch preconiza podem gerar ótimos resultados.
A maior arma para obter resultados expressivos em qualquer investimento é a educação, a disciplina e o método. E como se educar nessa área? Treinamentos de corretoras são caros e direcionados aos interessas das mesmas, muito provavelmente a corretora vai lhe sugerir um treinamento de análise técnica (ou gráfica). Treinamentos de entidades renomadas e independentes são caros e extensos. Após pesquisar mais um pouco, cheguei neste vídeo feito pelo André Fogaça onde ele mostra como você pode ganhar uma bela renda com dividendos de boas empresas. André não é um “guru” , é um simples investidor como todos nós. É impressionante como o que ele fala no vídeo é 100% aderente com o que escrevo. Fico feliz quando encontro pessoas que pensam como eu.
→ Confira este ótimo vídeo que ensina você a ter uma bela renda de dividendos
Gostou do estudo? Quer saber o comportamento de uma ação específica? Comente abaixo e/ou compartilhe com seus amigos!
Um Abraço!
Christian
Pereira diz
Mais um artigo memorável!!! Sou seu fan Christian! Sucesso!
Bizz Invest diz
Obrigado Pereira!
Um forte abraço!