O Índice IBOVESPA faz um movimento negativo sem fazer uma nova máxima, esse movimento, ainda que de baixa amplitude, está parecido com o que o trader de sucesso Oliver Velez chama de “Torres Gêmeas” e pode sinalizar nova reversão e a retomada do movimento negativo. O volume foi fraco e isso não é um bom sinal já que mostra total desinteresse dos investidores pelo nosso mercado. Caso a queda se confirme um novo teste no fundo recém formado em 54600 é esperado. Num cenário otimista para os comprados o índice poderia entrar numa congestão, assim ganharia fôlego para superar os 57500 pontos.
Quer entender mais de mercado financeiro, clique na foto ao lado!
Do ponto de vista direcional ainda temos uma tendência de baixa com as médias de 50 e 21 viradas para baixo, fundo mais baixo e preços abaixo das médias. A média de 50 períodos a se caminha para cruzar a média de 200 para baixo sendo isso um sinal bem negativo.
Do ponto de vista de osciladores, estamos acompanhando o desdobramento da divergência altista no MACD que não conseguiu virar para o lado positivo o que sinaliza certa fraqueza do mercado. O IFR (estamos utilizado o de 7 períodos para análise) voltou a cair e parece querer ficar congestionado com topo em 51 e fundo em 19.
Para os Touros: Só o rompimento dos 57500 com bom volume traria certo alívio, neste momento não há muito o que fazer, o melhor é ficar de fora.
Para os ursos: O sinal dado hoje é de venda então um trader agressivo já poderia fazer posições, a situação só fica clara mesmo abaixo de 54600.
Clique no gráfico para aumentar
Deixe um comentário