Image courtesy of mrpuen / FreeDigitalPhotos.net
Introdução
Ao ler a reportagem da veja sobre a “pacata” vida que Jorge Paulo Lemann leva na Suíça e ver os exemplos do mega investidor Warren Buffet (que até hoje mora na mesma pacata casa em Omaha) nos faz refletir o que são realmente nossos desejos, qual é o nosso objetivo.
Definindo objetivos não financeiros
Todos falam sobre o objetivo do milhão, todos querem ganhar um milhão mas e ai? É só isso? O livro “4-hour workweek” de Timothy Ferris nos incita e exercitar sobre o que realmente queremos fazendo uma espécie de análise causa raiz muito parecida como os esquemas “espinha de peixe”. Seria dizer assim:
– Eu quero 1 milhão! Para Que? Para comprar uma bonita casa de praia. Para Que? Para me divertir com minha família e amigos no verão.
ou
– Eu quero 1 milhão! Para Que? Para montar uma carteira de investimentos com alocação de capital otimizada? Para que? Para ter 2 milhões daqui a 3 anos. Para Que? Para poder viver dr renda. Para Que? Para poder ter mais tempo livre e trabalhar no que realmente gosto.
As vezes o seu objetivo final está oculto, as vezes a constante definição do milhão como objetivo nos tira da “rota” para o objetivo final. Por ao invés do objetivo do milhão nossos objetivos não podem ser:
– Ter um método de trade com boa taxa de acerto e bom risco/retorno e que eu execute ele 100% das vezes de acordo com a estratégia;
– Vou bater minhas metas no trabalho.
– Aumentar em 20% a cada ano a quantidade de ações de empresas boas.
– Viajar com a família 2 vezes por ano nem que seja para uma cidade ao lado da sua.
– Reduzir em 20% os meus gastos “supérfluos”
Os itens acima parecem ser meio “cliché” de livros de auto ajuda mas os homens de sucesso como Buffet e Lemman trabalham com metas não relacionadas a dinheiro que é , meramente, a consequência dessas metas.
Outro bom livro que aborda o que deve ser o real objetivo é o “Os Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker. Entendendo como os milionários pensam e agem é uma maneira de desenvolver seu crescimento pessoal e o leitor verá que , aos milionários, não se trata só de dinheiro, e sim da contribuição geral que eles geram a sociedade, seja compartilhando conhecimento pelo trabalho voluntário, doações e geração de empregos.
Conclusão
A disciplina com gastos e investimentos é fundamental para qualquer pessoa que deseja obter a independência financeira mas não é tudo. Devemos criar novas metas não relacionadas a dinheiro pois assim criaremos a base para nos tornarmos melhores seres humanos e, por conseguinte, atingirmos a geração de renda sustentável e independência financeira.
Bons Negócios!
Deixe um comentário