Recentemente concluí a leitura do novo livro de Leandro Ávila, o Livro Negro do Financiamento de Imóveis. Administrador de empresas especializado em investimentos imobiliários há 10 anos, Leandro é autor de dois e-books que são leitura obrigatória para quem deseja comprar imóveis (seja para morar ou investir): O Livro Negro dos Imóveis mais focado para quem quer comprar a casa própria e o Livro Como Investir em Imóveis mais focado para quem deseja comprar imóveis para investir. Com o alto sucesso de vendas das duas primeiras obras Leandro poderia simplesmente “administrar” esse sucesso, mas ele está preocupado (assim como eu) com um possível empobrecimento das famílias brasileiras fruto de excessivos endividamentos e, assim sendo, escreveu sua terceira obra focando mais na questão do financiamento imobiliário. Finalizando a introdução será que este livro traz algo de novo em termos de financiamento imobiliário? Por que o leitor deveria adquirir esse livro?
Primeiras Impressões e Vantagens de ser um E-book
Assim como nos outros livros do autor, ao adquiri-lo, ganha-se o livro propriamente dito em formato digital (PDF), planilhas de orçamento pessoal, simulação de financiamento, cartilhas, leis, etc… Fazer planilhas completas de orçamento familiar e simulações de financiamento requerem um bom conhecimento do software (Excel e/ou OpenOffice) além de conhecimentos de matemática financeira. Assim sendo é um material de bastante valia que custaria ao leitor várias horas de dedicação para gerar por seus próprios esforços. Muitos leitores questionam o fato do livro ser digital mas eu vejo inúmeras vantagens deste tipo de produto a seguir:
- O livro digital permite muito mais interação através de links para textos de aprofundamento no tópico, vídeos, softwares,etc… Num livro físico não seria legal pois você terá de ir para o computador e digitar o endereço do recurso (texto ou vídeo) mencionado;
- Você pode adquirir um Tablet ou Leitor Eletrônico (Kindle ou Kobo) para ler seus livros digitais e, assim sendo, pode levar todos seus livros com você para qualquer lugar, eu por exemplo estou lendo 4 livros, já pensou ter que levá-los para todo canto?
- Os recursos adicionais (planilhas, textos, etc..) podem ser facilmente disponibilizados aos leitores, num livro físico deve-se criar um CD;
- O livro digital e seus materiais de bônus são constantemente atualizados e o autor, periodicamente, disponibiliza novas versões para baixar;
- Finalmente tem a questão do não uso de papel na criação deste livro, o meio ambiente agradece.
Viver a base de financiamento ou construir patrimônio?
Após uma breve introdução, o primeiro capítulo do livro nos dá o tom do que será a leitura do resto do livro, uma bela aula de educação financeira como há muito tempo não havia tido. O financiamento imobiliário é abordado dentro de um contexto comportamental de nossa sociedade e o autor explica termos importantes do financiamento utilizando um popular simulador que muitos já devem ter visto para exemplificar os conceitos. O autor mostra números que não aparecem no simulador e enfatiza riscos existentes no financiamento que só vão aparecer nas linhas pequenas do contrato de financiamento que você estiver assinando. Finalmente mostra cenários que certamente vão fazer o leitor avaliar se não é melhor postergar a compra do “imóvel dos sonhos”.
Nota: Acho que devo dividir com vocês o que aconteceu agora comigo, enquanto escrevia este parágrafo, um corretor do “imóvel dos sonhos” me ligou oferecendo seu maravilhoso produto. Eles estão bem desesperados tentando, a qualquer custo, empurrar seus imóveis novos encalhados. Acho que se não tivesse lido este livro teria perdido 20 minutos com ele no telefone.
O autor mostra no capítulo seguinte algumas estratégias para aquisição do seu primeiro imóvel, o leitor verá que tomando decisões difíceis, porém inteligentes, podem levá-lo a adquirir, no futuro, o imóvel de seu sonhos, afinal, você quer “viver no imóvel dos seu sonhos” mas não quer “viver para pagar o imóvel dos seu sonhos”. Ler o capítulo para mim foi uma volta ao tempo, posso dizer que, de fato, utilizei técnicas parecidas com as descritas no livro e hoje posso dizer que vivo confortavelmente num imóvel que atende muito bem a mim e minha família além disso, tenho amigos que hoje vivem em imóveis ótimos que atendem a todos os seus desejos simplesmente por que utilizaram, durante anos, as técnicas citadas neste capítulo.
Riqueza e Consumo
Os próximos capítulos falam sobre a relação entre riqueza e consumo, foi a melhora aula de educação financeira que tive desde quando, em 2005, li o aclamado livro “Pai Rico Pai Pobre” de Robert T. Kiyosaki. Você acha que uma pessoa que ganha R$ 40.000,00 por mês é pobre? Por incrível que pareça é! Eu conheço pelo menos um par de pessoas que ganham valores como esse mas não conseguem “fechar o mês”. O livro vai mostrar exemplos de como empobrecer rápido mesmo tendo altos salários. Até ai estava achando interessante e envolvente a leitura mas ai o autor surpreende ao falar sobre padrões de consumo citando artigos e colocando links de ótimos vídeos para fixar o conteúdo, certamente uma das melhores partes do livro.
Permita-me desviar um pouco para esclarecer que, sim, o livro oferece links para artigos e vídeos que são gratuitos no Youtube que é uma fonte riquíssima de informação sobre todo o tipo de assunto que existe. Mas o grande “barato” é poder ver esses vídeos dentro de um contexto de aprendizado seguindo uma sequência de ideias articuladas. Esses vídeos, sendo vistos aleatoriamente, talvez não façam o mesmo sentido do que vistos na sequência definida pelo autor.
Juntando todas as peças e criando seu plano de ação
O próximo capítulo do livro vá ajudar o leitor a traçar um simples plano de ação para a aquisição de seu imóvel, utilizando a estratégia “OQQ” (Onde, Quanto,Quando) o leitor poderá planejar corretamente a compra de seu primeiro imóvel. A partir daqui teremos uma nova aula de educação financeira com importantes dicas de orçamento familiar, como identificar e classificar seus gastos, como pequenas atitudes geram grandes economias, dicas importantes de como aumentar sua renda seja via capacitação ou abrindo seu próprio negócio e, finalmente, dicas importantes de investimentos.
O que se precisa saber ao financiar um imóvel, não é tão simples como parece…
Se após ler todos os capítulos anteriores você chegar a conclusão de que ainda precisa (e fará uso) de um financiamento imobiliário não deixe de ler este capítulo pois ele lista as vantagens e desvantagens de alugar dinheiro versus alugar um imóvel, você verá que, para algumas situações, o financiamento pode vir a ser a melhor solução. Também verá quais estratégias de prazo são melhores para cada perfil de pessoa e, finalmente, como funciona o crédito imobiliários no Brasil com os tipos de financiamento e todas as etapas desde a sua primeira simulação até a assinatura do contrato e todos os obstáculos que serão enfrentados. O livro é encerrado com alguns livros e cursos recomendados para quem deseja se aprofundar no assunto.
Conclusão
Como o próprio autor cita no final do livro, o mesmo não é direcionado para um leitor com experiência em imóveis, investimentos e matemática financeira, é sim para o leigo, para o desprovido de informação, para aquele que só recebe como informação o valor da prestação, é para o que não entende a difícil “matemágica” do sistema financeiro que lhe arranca milhares de reais todos os anos contribuindo para seu empobrecimento. É para a pessoa que não tem educação financeira mas tem o desejo de aprender e melhorar seus hábitos de consumo. O blog Bizz Invest recomenda a aquisição deste livro principalmente porque compartilha dos valores citados no mesmo.
Bons Negócios!
P.S:
– Já ouviu falar do livro “Pai Rico Pai Pobre”? Veja este artigo e conheça mais sobre este fantástico livro.
– O Leandro, movido pelo desejo de criar uma comunidade de pessoas praticantes da boa educação financeira criou um excelente blog sobre o assunto, vale a pena conferir.
Deixe um comentário