Se você passou pelos primeiros 2 artigos deste blog, deve estar ansioso para que comecemos a falar dos métodos para viver de trade.
Esses métodos não são novidades, suas informações estão amplamente divulgadas na Internet. O problema é a forma de divulgação prometendo fortunas.
Prefiro prover informações que não foram passadas para mim quando comecei nesta jornada.
Portanto, peço um pouco de paciência, aliás, uma virtude importantíssima para quem quer viver de trade. Ao final deste artigo, saciarei essa necessidade deixando links de livros que considero importantes para você iniciar.
#1 – Viver de Trade – Uma visão holística
Vamos lá, você quer viver de trade, então fez um curso de análise técnica, estudou vários padrões, abriu uma conta “demo” e treinou exaustivamente a aplicação dos mesmos.
Obs: Eu sou um defensor árduo do uso da conta demo, especialmente se você está começando por motivos que explanarei em outro artigo.
Quando você começou a operar no mundo real viu que os mesmos padrões não se repetiam como na teoria. Isso gerou perdas financeiras, confusão mental e desmotivação.
O mercado financeiro é composto de diversos protagonistas que você deve tomar de conta.
O entendimento do comportamento e ação dessas pessoas lhe ajudará a entender porque os métodos de compra e vendas de ações não são infalíveis.
Esse entendimento se faz claro na leitura do livro Magos Do Mercado onde uma passagem me chamou a atenção.
Nela um trader especializado em análise técnica recém-contratado por uma gestora gigante que atua na bolsa de Chicago tenta explicar para seu novo chefe como funciona esse “milagroso” método.
Ao se depararem com um padrão altista, o trader informa ao seu chefe que, diante dessa situação, as ações iriam subir. O chefe então pega o telefone e faz uma ENORME venda no ativo em questão quebrando completamente o padrão estabelecido.
A seguir cito alguns personagens que você deve conhecer que estão comprando e vendendo ativos na bolsa como você, alguns são pequenos (sardinhas) e outros são grandes (tubarões).
- Milhares de pequenos investidores que estão em suas casas, ou pequenos escritórios, ou até no trabalho tentando a sorte no mercado financeiro (Pessoas como o Cláudio que mencionamos no primeiro artigo);
- Pequenos traders profissionais que operam de casa também, e vivem desse trabalho;
- Traders médios e grandes, gestores de “fortunas familiares”;
- Gestores de pequenos, médios, grandes e gigantes fundos de investimento;
- Investidores estrangeiros;
- Tesourarias de bancos e grandes empresas;
- Banco central;
Todos buscando um lugar ao sol, com motivações e objetivos diferentes.
Isso sem contar os eventos aleatórios (internos ou externos) que impactam os mercados como greve de caminhoneiros e aviões explodindo em torres, e, mais recentemente, o coronavírus.
#2 – Viver de Trade – Assimetria de Informações
Chamamos de “Assimetria de informações” essa espécie de “salada” de diferentes intenções por diferentes players do mercado.
Ao observar o movimento dos preços os preços de uma determinado ativo(ação, moeda ou derivativo) tenha em mente que esses são resultados de diferentes estratégias que os players de mercado estão fazendo.
Veja alguns motivos aleatórios que impactam nas decisões de mercado.
- Vendas para Proteção de carteira (Hedge);
- Comprar por novos aportes “inesperados” em fundos;
- Vendas por saques “inesperados” em fundos;
- Rebalanceamentos de carteiras de fundos;
- Mudança na composição dos índices (IBOVESPA, IBRX, MSCI, etc…);
- IPO/OPAs;
- Compra/Venda de Moeda para suportar operações de empresas (importação/exportação);
Devemos operar notícia?
É muito difícil para um trader pessoa física (pequeno) operar notícias, geralmente é o último a saber e o marcado provavelmente já se movimentou.
No entanto, deixar de operar notícia não significa “negligenciá-la”, um bom trader deve saber interpretar corretamente os acontecimentos e ver os impactos em suas operações.
Terminal Bloomberg
Se você tem 2.000 dólares para investir todos os meses, pode assinar um terminal bloomberg e ter acesso quase imediato a todas as notícias em tempo real, além de informações de empresas, gráficos, etc…
A inteligência de mercado dessa ferramenta é inigualável. De uns anos para cá, tive a oportunidade de assinar alguns serviços que me mostraram alguns recursos dessa fenomenal ferramenta.
Um investidor que tem acesso ao terminal bloomberg e, principalmente, sabe usá-lo em sua plenitude tem uma enorme vantagem competitiva.
Por exemplo, um grande fundo pode estar “silenciosamente” diminuindo sua exposição em uma determinada empresa, o pequeno trader amador ficará sabendo, semanas depois, numa notícia em site especializado que o motivo da queda das ações foi por isso.
Já o detentor do terminal bloomberg rapidamente teve acesso antecipado a essa informação, e pode interpretar o movimento do fundo corretamente.
#3 – Conclusão – Não Opere Sozinho
Ao analisar a dinâmica em torno do “Terminal Bloomberg” podemos constatar que há dois desafios a superar.
1 – Velocidade de recebimento das informções;
2 – Interpretação correta das notícias.
Para o primeiro existem vários serviços (gratuitos ou não), listo alguns abaixo.
- Bom dia mercado da Rosa Riscália;
- Minuto Econômico;
- Traders Club;
- Perfis do Twitter, a famosa “fintwit”.
- Grupos de ZAP;
Os dois primeiros usam o telegram para disseminar noticias, o serviço da Rosa é bem rápido e o preço é acessível.
Já o Traders Club usa plataforma própria o que gera uma certa “independência”.
Os demais serviços podem ficar a mercê do telegram.
Finalmente cuidado com os perfis de twitter e grupos de ZAP, há muita informação espalhada, e, como em toda comunidade aberta, há brigas, intrigas, “shows de ego”, informações passadas pela metade, etc…
Não Opere Sozinho
Se você quer viver de trade, não deve operar sozinho.
O segundo item da lista acima (interpretação de notícias) é o mais crítico.
Algumas notícias já sabemos como afetam o mercado (ex: avião batendo na torre), mas outras o efeito não é tão óbvio assim.
Às vezes não haverá efeito no curto prazo, um exemplo, quando ouvimos do coronavírus pela primeira vez os mercados reagiram meio “com indiferença sem dar muita bola”, depois, aconteceu o que vimos, uma queda monstruosa.
Interpretar notícias corretamente é fundamental para obter resultados consistentes no trade, e, para isso, você deve aprender vendo o espectro macro-econômico e político “ligando os pontos”.
Voltando ao exemplo do coronavírus, vamos fazer um exercício. Porque isso afeta os mercados?
Se você pesquisar um pouco mais perceberá que as pessoas estão sendo instruídas a não sair de casa para evitar ter contato com o vírus.
Isso significa que várias cidades não irão produzir nada. Se não produzem, não compram matéria-prima (ex: ferro e petróleo), isso afeta o preço das “commodities”, pois não há tanta demanda.
Além disso, não embarcam produtos para outros países e o comércio é reduzido. Isso tudo se resume em uma perspectiva de diminuição do crecimento das economias mundiais.
Os efeitos dessa perspectiva se refletem nas bolsas de valores. Receber um “feed de notícias rápido” sem conseguir interpretar na mesma velocidade é como ter uma Ferrari e dirigi-la a 50km/h.
Por isso o traders club tem uma vantagem em relação aos outros serviços, comunidade.
Além da notícia em si, tem canais para debates e podcasts ao vivo que analisam essas notícias. Desde o momento que uma notícia importante sai, pessoas experientes estão debatendo-a. Esse debate é importantíssimo para a correta interpretação da notícia.
Outra “tribo” que você pode se juntar é a que participo, o Fenix Traders.
Trata-se de uma comunidade onde traders experientes fazem a leitura do mercado em tempo real. Um lugar onde você pode ser acolhido e ouvido.
Traders Club ou Fenix Trades
Como sou assinante dos dois serviços, posso falar tranquilamente sobre eles. São propostas diferentes, eu diria que as ferramentas se complementam.
O Traders Club foca mais em ser um portal completo de educação e inteligencia financeira e de mercado.
Você encontrará de tudo lá. Desde cursos, canais de notícias em tempo real, além de canais e conteúdos de análise fundamentalista e técnica.
Por se tratar de um espectro completo, Traders club não pode lhe dar um atendimento mais específico em determinada disciplina, especialmente em day trade e swing trade.
E visando a necessidade desse atendimento personalizado que entra um serviço com o Fenix Traders que é um ambiente onde você, de fato, não operará sozinho, seja no day trade ou swing trade.
Você irá operar com traders profissionais em um ambiente exclusivo podendo interagir de verdade com eles. Ouso dizer que 1 mês operando com essa turma você aprende muito mais do que num curso. Você aprenderá mais sobre o seu maior inimigo na hora de executar um trade. Você mesmo!
Uma última reflexão
Agora que você já sabe o “ecossistema” que vai enfrentar seguem algumas sugestões de material para estudo.
Aproveito para fazer uma reflexão. Os cursos online (EADs), mentorias, close friends do Instagram são as “coqueluches” do momento. Mas treinamentos dessa magnitude tem um custo significativo.
É natural, pois tem todo um trabalho de manutenção de plataformas, gravações e edição de vídeos, e disponibilidade do instrutor (tempo é dinheiro).
Se você está começando, é melhor (e mais barato) ler um bom livro antes de começar a operar. Então vou passar alguns livros para você iniciar a sua jornada.
- Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso – Alexander Elder: O primeiro livro que li e sou grato até hoje, já falei muito sobre ele neste artigo, passa a primeira matade apenas falando de psicologia, mas depois ensina técnicas importantíssimas para quem quer vicer de trade;
- Trading in the zone – Mark Douglas: Sempre digo que a formação psicológica comportamental do trader é mais importante que a técnica, este livro é simplesmente fantástico não só para quem quer viver de trade, mas para tudo que for fazer.
- Os novos magos do mercado – Jack. D. Schwager – Versão em Inglês somente: Conta histórias interessantes sobre grandes traders de sucesso, principalmente seus fracassos e pontos fracos como “deram a volta por cima”, importante para consolidar a visão holística do mercado que todo trader tem que ter.
- Formação de Traders – Rodrigo Puga : Um livro simples, mas com várias técnicas, sobretudo as mais populares utilizadas pelos traders brasileiros.
Leia esses livros antes de fazer qualquer treinamento.
Um Abraço e vamos viver de trade!
Christian
Deixe um comentário