Introdução
Creio que Dez entre Dez pessoas já foram abordadas sobre uma oportunidade de negócio que permitiria, em pouco tempo, fazer a pessoa obter sua independência financeira, no mínimo, uma renda extra sem muito esforço, tudo que você tem que fazer é se inscrever, consumir uns produtos e indicar o “negócio” para alguns amigos.
A Propaganda “Boca a Boca” é o chamariz principal do Marketing Multi-Nível
O Marketing de Rede teve seu início nos EUA desde a década de 50 e
ganhou força nos EUA nos anos 70 e 80, hoje em dia é uma forma poderosa de vender produtos, até empresas tradicionais (Coca Cola) passaram a dedicar parte de seus esforços para adotar suas praticas.
Operacionalmente o Marketing de Rede funciona assim: Uma pessoa (que foi indicada) pode montar uma rede de distribuição (vendas) de produtos com outras pessoas (que ela indica), essas pessoas indicadas podem indicar outras pessoas e ai vai. As receitas desse empreendimento podem vir de duas fontes:
1) Comissão oriunda das vendas da própria pessoa.
2) Comissões e Bônus oriundos das vendas totais de sua rede de distribuição.
O Valor e os critérios dessas comissões variam de empresa para empresa e , digo, podem fazer uma enorme diferença na viabilidade do seu negócio.
Rede de Vendas versus “Pirâmides”
Ainda que 10 entre 10 pessoas que te indiquem uma oportunidade de negócio de marketing de rede vão dizer que não é pirâmide (veja bem, esse assunto é bastante controverso, pois alguns esquemas de pirâmide gostam de usar o termo “marketing de rede” para se identificar), o que faz o marketing de rede ganhar uma aspecto “piramidal” é mais a abordagem e a atitude das lideranças e pessoas que compõe as redes de distribuição.
Enquanto algumas empresas que utilizam o Marketing de Rede entram com bons produtos a preços competitivos e procuram focar as pessoas a “vender”, outras empresas entram com produtos a preços absurdos e o foco não é muito vender , e sim, aumentar as redes de distribuição, e, as receitas viriam principalmente do consumo das pessoas que fazem parte da rede. Neste caso não trata-se de redes de vendas ou distribuição e sim redes de “consumo”. essas redes de onde os ganhos vem dos “novos” entrantes que fazem um “investimento inicial” do que das vendas do grupo atual.
Há empresas que comercializam produtos, só que , na verdade, para consumi-lo a pessoa deve “entrar na rede”. Isso é muito ruim, pois coloque-se no lugar de um consumidor normal, ele que apenas comprar o produto, ele não que participar de rede ou negócio nenhum, não obstante, cito agora um caso que aconteceu comigo, estava com vontade de comprar um produto de uma empresa para auxiliar numa dieta de emagrecimento, entrei em contato com um distribuidor e , pasmem, ele não queria de jeito nenhum me vender o produto , queria que eu fizesse parte da “rede”.
Com grandes redes formadas, as lideranças começam a paulatinamente alterar o “foco” da atividade fim da empresa de “vendas e distribuição” para “treinamento e educação”. Eventos de grandes proporções com palestras de pessoas renomadas começam a surgir e os distribuidores são incentivados a comprar ingressos para si e para “novos” pretendentes gerando um lucro significativo para as lideranças, lucro esse que não é dividido com os distribuidores.
Conclusões
E notória as boas oportunidades que o Marketing de Rede apresenta, no entanto, antes de aceitar uma oportunidade dessas primeiro e importante reconhecer que:
– Não existe almoço grátis, o sucesso vem sim, com muito trabalho, inclusive no Marketing de Rede
Além disso responda as seguintes perguntas:
1) Qual é o investimento inicial?
2) Qual é o investimento contínuo (estoques, treinamento ,etc…)?
3) Como funciona em detalhe o esquema de comissões? Se eu vender muito vou ganhar uma boa comissão ou só vou ganhar se tiver uma grande rede de distribuição?
4) Quais são os produtos? são bons? tem preços competitivos? Posso somente vendê-los ou para vender um produto tenho que criar um novo distribuidor?
Descobri um site em inglês, que faz uma análise bastante realista sobre o Marketing Multinível. Inclusive há questionários para identificar se o leitor tem , de fato, o perfil para entrar num empreendimento desses. Recomendo a todos que estejam pensando em ingressar em qualquer empresa que pratique Marketing Multi-Nível analisarem se vale mesmo a pena entrar nesse ramo. Há outras formas de ganhar renda extra dedicando algum tempo, confira algumas alternativas neste texto.
Bons Negócios!
Deixe um comentário